OEsquema

A super reportagem sobre blogs do Jornal da Globo

Não gosto de meta-falar aqui, é muito chato falar de blog em blog. Pra ler sobre blog em blog, leio blogs sobre blogs, e não blogs sobre qualquer outra coisa, mas esse assunto tá dando muito pano pra manga e eu preciso, muito, falar o que eu acho.

Primeiro, assiste a matéria aí:

É a Globo mostrando que não entende cazzo nenhum de web. Essa matéria é tão equivocada que poderia ter sido feita em 2005. Notaram como ela mostra os bloggers como ETs, e os blogs como se fosse uma coisa muito vanguardista, distante?

Do ponto de vista informativo, a matéria também é um lixo. Falou, falou e não explicou como é que os blogueiros, afinal, ganham dinheiro, e essa, pelo que eu percebo, é a maior dúvida das pessoas quando elas ficam sabendo que eu ganho dinheiro com o blog.

Pra quem ainda não tinha percebido – é, eu ganho. Varia, tem mês que não dá nada, tem mês que eu consigo pagar a pizza pros amigos (e eles vão cobrar, porque isso foi uma metáfora e eu nunca paguei pizza pra eles de verdade). Não é o suficiente pra que eu considere viver só disso, e sinceramente, nunca acho que será, já que não acredito que o que eu faço aqui possa vir a se tornar popular. De qualquer forma, é dinheiro bem vindo, que complementa o – e na maioria das vezes, tapa os buracos do – dinheiro que ganho como estagiária.

A consciência sobre ganhar dinheiro com isso aqui na maioria das vezes se mantém limpa. Quando pensei em criar esse blog, lá atrás, não sabia da possibilidade de ganhar grana e os principais objetivos eram escrever sobre o que eu quisesse como quisesse e também abrir portas profissionais. Não posso reclamar se a coisa que eu mais gosto de fazer se apresenta como um meio de ganhar um pouco de dinheiro.

Acho que o texto mais lúcido que li sobre essa história toda foi o do Kid, do HBDia, um blog que eu coloco no topo do ‘o que eu gostaria que o Olhômetro se tornasse um dia’. O texto, ‘profissão blogueiro‘, coloca alguns pingos nos ‘i’s. Mas é ai que eu quero propôr a discussão.

O Kid critica os blogueiros por venderem sua opinião. Mas até que ponto isso é reprovável? Você pode culpar alguém por querer ganhar dinheiro de alguma outra forma, que não seja o tradicional 8h às 6h corporativo, trabalhando de casa?

A arrogância blogueirística é criticável, e aqui eu concordo 200% com o Kid. Acho que qualquer qualidade acaba ofuscada pela arrogância. E há, na ‘blogosfera’, (odeio essa palavra, mas sou obrigada a usá-la por falta de outra. Mesma coisa com ‘balada’) alguns casos de presunção de importância.

Mas essa prepotência é demonstrada, veja bem, até pelo próprio Kid, que no começo do post fala da mocinha da matéria como alguém que ainda não é ‘importante o suficiente para que ele a conheça’. Não dá pra saber se ele quis dizer simplesmente que não a conhece porque ela não é famosa (o problema é que a menina é, ligeiramente, daquele jeito ‘famoso’ na blogosfera, sabe?), mas do jeito que ele falou soou presunçoso.

Ganhando dinheiro ou não, tendo um bom blog ou não, sendo babaca ou não, a arrogância pode te atingir. Basta que o analytics comece a bater lá em cima e teus leitores comecem a te elogiar. Nunca é tarde demais para lembrar-se que somos todos, famosos o suficiente ou não, apenas blogueiros.

21 Comentários
por: olhometro postado em: Crônicas tags: , , , , , , ,

21 Comentários

Comentário por Gabi
10 de dezembro de 2008 às 19h43

Anuska, análise lúcida. Gostei.

=*

Responder

Comentário por Ana Freitas
10 de dezembro de 2008 às 20h01

É, você sabe bem como é satisfatório perceber que o trabalho que vc começou fazendo por prazer e de graça pode ser remunerado. =)

Responder

Comentário por ANTONIIO AUGUSTO BERTRAMI
22 de setembro de 2011 às 21h10

reporte eu denuncio senhor não gosta da mae vagaundo sai daq ai hoje da redação

Responder

Comentário por Kid
10 de dezembro de 2008 às 19h57

Olha, concordo com a Gabi. Apesar de discordamos em alguns pontos, gostei que você usou uma retórica mais “interessante o que você falou, mas que tal ISSO AQUI?”.

Essa é a verdadeira essência do debate – não contrariar só por contrariar, por birra, por sentir os brios ofendidos, mas sim pra expôr de forma inteligente e convidativa um ponto que o interlocutor talvez não tenha prestado tanta atenção.

Estarei passando por aqui com mais frequência ;)

Responder

Comentário por Ana Freitas
10 de dezembro de 2008 às 20h01

Valeu Kid, tbm acho isso aí. Nego tem esse negócio de repercurtir texto com análise metendo o pau, claro, pra fazer polêmica. O legal é levar a discussão pra outros pontos, e daí receber respostas de pessoas que também contestem o que a gente diz só que com outros argumentos… é assim que a gente abre a cabeça.

Responder

Comentário por Kid
10 de dezembro de 2008 às 20h01

Ah, quase esqueci: eu costumo ser bastante sarcástico e ácido no HBD, chegando ao ponto de às vezes exibir uma opinião que não é a que eu realmente tenho, só pra fazer uma gracinha. É um mal que tenho desde criança, um mal que se manifestava na época do primário me transformando no palhaço da classe, que fazia qualquer coisa em troca de atenção e gargalhadas :D

Então. Eu não conhecia a menina, e bateu na cabeça que chama-la daquela forma seria uma maneira engraçada de ironizar que, apesar de eles se acharem tão relevantes, eu nunca ouvi falar nela.

Não tive intenção de ser desrespeitoso, na verdade. Mas entendo que pra alguns menos acostumados com meu estilo, possa parecer prepotente.

Responder

Comentário por Ana Freitas
10 de dezembro de 2008 às 20h06

Já que to aqui no painel, respondo de novo: te entendo porque é o tipo de coisa que eu faço aqui, exagerar, ser um pouquinho ácida só pela piada, e nem sempre ser compreendida.

Mas posso te dizer que eu fiquei na dúvida se tu tava brincando ou se tava falando sério mas deixou escapar o ‘esnobismo’ (porque achei que tu não seria cabeçudo o suficiente pra ser arrogante deliberadamente num texto que critica isso). Mas acho que se já não conhecesse teu estilo, não teria dúvida nenhuma de que vc foi sim arrogante. Acho que quem já conhece o blog pode desconfiar, mas se é a primeira vez lendo um texto teu…

Responder

Comentário por Roberto
10 de dezembro de 2008 às 20h29

Ana, gostei muito do teu texto. Parece que o que falta – além de humildade – é um pouco de consciência de que esses blogueiros simplesmente são pessoas que ganham uns trocos com os blogs. Mas estão longe de ser isso tudo que eles gostam de se sentir.

Responder

Comentário por Luciano
10 de dezembro de 2008 às 20h38

O legal é que matérias sobre um assunto mais específico sempre parecem ridículas a alguém da área. Principalmente as de televisão, até pela linguagem “povão” que ela quer ter. Lixo.

Responder

Comentário por Ivan
10 de dezembro de 2008 às 22h04

Não quero nem ver a palhaçada que vai ser esta nova novela da globo que terá um personagem blogueiro.

Se esta reportagem já foi extremamente superficial e extra-terrestre, a novela vai botar isto em evidência.

Nossa profissão, ou hobby, vai passar a imagem de ser algo completamente amador e coisa de teen miguxo/emo.

Vou até criar uma tag no Twitter do tipo #játinhaumblogantesdanovela, mas acho q vai ficar meio grande.

Responder

Comentário por Saloma
10 de dezembro de 2008 às 22h53

ap = artigo patrocinado
bjs

Responder

Comentário por Ana Freitas
10 de dezembro de 2008 às 22h59

Ah, sim… sobre os APs, por que vc acha que incomoda, Saloma? (vc disse que ficaria mto melhor sem no outro comment)
Sério mesmo, queria muito ouvir a opinião de um leitor sobre isso. Já ouvi de alguns que simplesmente pulam, outros que lêem… quero saber por que te incomoda, pra saber como melhorar isso.

Bj =)

Responder

Comentário por Saloma
11 de dezembro de 2008 às 0h20

vamos lá.
por ser um blog, gosto da possibilidade de ler algo realmente imparcial, acredito que um AP nao seja imparcial, por isso que não gosto, eu mesmo ja vou direto pro final pra ver se é um AP.
Porem entendo e respeito que tenham isso nos blogs, e no seu ate não incomoda tanto pois vc avisa…
ta bom assim? ou quer mais explicações?

Responder

Comentário por Ana Freitas
11 de dezembro de 2008 às 1h47

Cara, muito obrigada!
Acho que vc se equivocou na explicação, porque em blog é que vc nao le coisa imparcial mesmo, já que o que eu mais faço é emitir opinião. Acho que o que vc quis dizer é que vc gosta da possibilidade de ler uma opinião independente!
Sei que incomoda, mas faço o que posso pra incomodar o menos possível: sempre aviso, sempre que possível tento fazer um post legal, com conteúdo, dentro do post patrocinado, e só faço coisas neutras, que não deponham contra coisas que eu penso.

Saiba que isso é um compromisso, até porque posts patrocinados sao secundários aqui.

Valeu pelas dicas e continue me dizendo o que acha do que eu faço por aqui. =)

Bjo e obrigada!

Comentário por Saloma
11 de dezembro de 2008 às 0h22

completando, acho que voce não tem como melhorar, pois ja adota o sistema de aviso com aquele selo bacana..!!!

Responder

Comentário por Ivan
11 de dezembro de 2008 às 11h47

Mas ainda acho que aquele selo deveria vir no topo do post, e não no final!

Responder

Comentário por Ana Freitas
11 de dezembro de 2008 às 12h04

Ivan, vc tem um ponto!

Mas pensa comigo. Algumas pessoas pulam o post patrocinado sem nem ver o que é – até aí, tudo bem, só que aqui eu costumo tentar fazer uns posts patrocinados diferentes, sempre que é possível.

Dá uma olhada nesse: se eu tivesse colocado o selo antes, vc leria?

http://oesquema.com.br/olhometro/2008/09/15/gatos-sao-mais-legais-que-cachorros/

E não deixa de ser um post com conteúdo à parte do post patrocinado.

Responder

Comentário por Ivan
11 de dezembro de 2008 às 12h13

Concordo com este seu ponto. Porém os artigos sem este “conteúdo a parte” para mim soam apelativos (tal qual SPAM). Aí sim caberia o selo antes de iniciar o post.

Penso que se o cara foi CONTRATADO por uma empresa para fazer um merchan da mesma, ele será capaz de me conquistar pelo título do post.

Comentário por Felipe
11 de dezembro de 2008 às 20h56

Acho q matérias como essa do Globo surgem assim:
- oi, eu tenho tal empreendimento, será q dá pra vcs fazerem uma “publ$c$dade”?
- claro, podemos fazer meio mascarada como se fosse uma matéria do jornal
- já é!

ai fazem qq merda e pronto :P

Responder

Comentário por thenatalias
12 de dezembro de 2008 às 2h17

to pasma como só tem homem gato nessa reportagem! o da sobrancelha me deu medinho..

Responder

Comentário por ANTONIIO AUGUSTO BERTRAMI
22 de setembro de 2011 às 21h10

Postado por Ana Freitas | 19 Comentários
Postado em 10 de Dec de 2008

Não gosto de meta-falar aqui, é muito chato falar de blog em blog. Pra ler sobre blog em blog, leio blogs sobre blogs, e não blogs sobre qualquer outra coisa, mas esse assunto tá dando muito pano pra manga e eu preciso, muito, falar o que eu acho.

Primeiro, assiste a matéria aí:

É a Globo mostrando que não entende cazzo nenhum de web. Essa matéria é tão equivocada que poderia ter sido feita em 2005. Notaram como ela mostra os bloggers como ETs, e os blogs como se fosse uma coisa muito vanguardista, distante?

Do ponto de vista informativo, a matéria também é um lixo. Falou, falou e não explicou como é que os blogueiros, afinal, ganham dinheiro, e essa, pelo que eu percebo, é a maior dúvida das pessoas quando elas ficam sabendo que eu ganho dinheiro com o blog.

Pra quem ainda não tinha percebido – é, eu ganho. Varia, tem mês que não dá nada, tem mês que eu consigo pagar a pizza pros amigos (e eles vão cobrar, porque isso foi uma metáfora e eu nunca paguei pizza pra eles de verdade). Não é o suficiente pra que eu considere viver só disso, e sinceramente, nunca acho que será, já que não acredito que o que eu faço aqui possa vir a se tornar popular. De qualquer forma, é dinheiro bem vindo, que complementa o – e na maioria das vezes, tapa os buracos do – dinheiro que ganho como estagiária.

A consciência sobre ganhar dinheiro com isso aqui na maioria das vezes se mantém limpa. Quando pensei em criar esse blog, lá atrás, não sabia da possibilidade de ganhar grana e os principais objetivos eram escrever sobre o que eu quisesse como quisesse e também abrir portas profissionais. Não posso reclamar se a coisa que eu mais gosto de fazer se apresenta como um meio de ganhar um pouco de dinheiro.

Acho que o texto mais lúcido que li sobre essa história toda foi o do Kid, do HBDia, um blog que eu coloco no topo do ‘o que eu gostaria que o Olhômetro se tornasse um dia’. O texto, ‘profissão blogueiro‘, coloca alguns pingos nos ‘i’s. Mas é ai que eu quero propôr a discussão.

O Kid critica os blogueiros por venderem sua opinião. Mas até que ponto isso é reprovável? Você pode culpar alguém por querer ganhar dinheiro de alguma outra forma, que não seja o tradicional 8h às 6h corporativo, trabalhando de casa?

A arrogância blogueirística é criticável, e aqui eu concordo 200% com o Kid. Acho que qualquer qualidade acaba ofuscada pela arrogância. E há, na ‘blogosfera’, (odeio essa palavra, mas sou obrigada a usá-la por falta de outra. Mesma coisa com ‘balada’) alguns casos de presunção de importância.

Mas essa prepotência é demonstrada, veja bem, até pelo próprio Kid, que no começo do post fala da mocinha da matéria como alguém que ainda não é ‘importante o suficiente para que ele a conheça’. Não dá pra saber se ele quis dizer simplesmente que não a conhece porque ela não é famosa (o problema é que a menina é, ligeiramente, daquele jeito ‘famoso’ na blogosfera, sabe?), mas do jeito que ele falou soou presunçoso.

Ganhando dinheiro ou não, tendo um bom blog ou não, sendo babaca ou não, a arrogância pode te atingir. Basta que o analytics comece a bater lá em cima e teus leitores comecem a te elogiar. Nunca é tarde demais para lembrar-se que somos todos, famosos o suficiente ou não, apenas blogueiros.

Voce tambem pode gostar de:

10 links de coisas que você devia conhecer

Responder

Deixe um comentário