OEsquema

Narguilé, 100 cigarros e a malandragem juvenil

Tudo começou em 2001, com a novela O Clone.

Stênio Garcia como Tio Ali, de O Clone

Tio Ali, entre uma e outra demonstração de habilidade na dança típica muçulmana, quando precisava meditar e tomar suas sábias e difíceis decisões, fazia uso de um cachimbo colorido, cheio de tentáculos, com um compartimento pra água e que podia ser compartilhado por várias pessoas.

narguile

A praga se alastrou de uma maneira imprevisível e ainda hoje qualquer bar descolado que se preze tem Narguilés disponíveis para os clientes. Você põe lá um fuminho aromatizado gostosinho e fica pitando aquele negócio na mesa do bar, o que não serve pra NADA além de fazer você parecer legal. NOT

Como o narguilé não fede como o cigarro e parece muito mais bonito e saudável, isso aí virou febre entre a molecada. Não tem o estigma do tabaco, então os estabelecimentos não se importavam em deixar qualquer turma de 15 anos fumar isso na mesa. Ok, como se deixassem de vender cigarros pra pessoas dessa idade. Mas enfim – o uso do Narguilé, por causa da ignorância e do aspecto ‘glamuroso’ e ‘cultural’ da coisa, não chegava a ser condenado pelos pais como eles fariam se apanhassem o filho com um Marlboro na boca.

Ledo engano. Lembro que quando isso aí virou febre li um artigo do Dráuzio Varella explicando que uma sessão de fumo de Narguilé, que costuma durar bastante tempo (cerca de uma hora) pode equivaler a 100 cigarros. No mesmo artigo, o médico explicava também que aqueles cigarros aromatizados, com cheiro (horrível) de canela, cravo, menta e chocolate, que também são sensação entre os jovens, são muito mais prejudiciais pro pulmão do que os cigarros convencionais.

Nunca mais achei o texto e a coisa acabou como lenda urbana. Via amigos que condenavam o uso do tabaco se acabando no Narguilé só porque tinha gostinho bom. Ninguém acreditava quando eu dizia que o negócio era perigoso – ao menos, tão perigoso quando cinco maços de cigarro.

Mas na última semana, um estudo divulgado pela UnB (e repercurtido inclusive na capa do JT) trouxe de novo à tona o que eu vinha dizendo todo esse tempo: uma sessão comum de Narguilé equivale a inalar a mesma quantidade de substâncias tóxicas presentes em 100 cigarros. Em uma hora.

Mas eu não falei tudo isso pra dar lição de moral em ninguém. Eu só disse tudo isso por dois motivos. O primeiro é pra informar o possível usuário frequente desse cachimbo doido, que não sabia que ele fazia tão mal, que seu pulmão vai virar uma esponja e que, ao contrário do que se pensa, o fumo aromatizado usado no Narguilé tem sim nicotina e vicia.

O segundo motivo é o seguinte: na sexta feira, eu vi um babaca de uns 16 anos, desses sem barba na cara e que sempre andam em bando, com um Narguilé na rua.

Na rua. O moleque tava andando na rua com um bando de amigos, sexta à noite, a rua mais movimentada da cidade… sabe, quando você tá decidindo se vai entrar em algum lugar e qual vai ser… e o idiota tava carregando um negócio desse, gigante, na mão. Fumando enquanto caminhava, ele e os colega. Claramente, eles achavam isso muito legal.

Eu não consegui tirar foto e nem conheço o cara. Mas tô fazendo esse post na esperança de que um dia ele busque alguma informação sobre Narguilé no Google e caia aqui, pra que eu possa lhe informar do seguinte: cinco maços de cigarros são portáteis, podem facilmente ser guardados no bolso e aparentemente seu uso é bem mais prático se você estiver na rua, em movimento. Acho que, inclusive, o cigarro nesse formato foi criado justamente no intuito de ser portátil e prático de ser levado para qualquer lugar. Ou você via o Tio Ali saindo pelas ruas do Marrocos com um cachimbo de vidro de 40cm de altura nas mãos? Não via, né? Até porque ele precisava ter as mãos livres pra fazer aquela dança maluca.

Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca – seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.

183 Comentários
por: Ana Freitas postado em: Crônicas tags: , , , , , , , ,

183 Comentários

Comentário por guilherme
3 de fevereiro de 2009 às 5h42

Eu acho esse cachimbo um negócio super-cafona (supercafona?). Sinto até uma vergonha alheia. auheuhaha

E o pior é que esses fumantes-mirins de 12 a 18 anos estão se reunindo pra engolir essa fumaça podre, tipo um ritual, e tem aprovação dos pais.

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h22

É verdade, felizmente, aqui em Angra dos Reis, no sul do RJ, ninguém nem conhece esse lixo, mas em SP, virou febre, ¡vish! ><'

O pior de tudo é saber que os pais nem se importavam com isso, GENTE, FUMO é FUMO· Não é um aparato maior & mais pomposo com aguinha & fru-fru dentro que vai pareer saudável, ¡vamos ser lógicos! -.-'

Responder

Pingback por Fumar Narguilé equivale a 100 cigarros em 1 hora
3 de fevereiro de 2009 às 6h53

[...] trouxe o link foi a Ana no Olhômetro, num texto em que também critica o comportamento juvenil com o [...]

Comentário por Marcio Hasegava
3 de fevereiro de 2009 às 11h07

Bom texto, principalmente o final. “Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca – seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.” Genial!!! Um chute no saco da hipocrisia.

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h22

Ne, falou tudo :3

Responder

Comentário por Ivan
3 de fevereiro de 2009 às 11h16

Ainda bem que eu só fumo charuto! ¬¬

Responder

Comentário por tiago medico
7 de outubro de 2010 às 20h03

charuto tambem faz mal!!

Responder

Comentário por charles
29 de dezembro de 2011 às 21h10

porra, mas faz o q vc quiser, fuma cigarro, narguile, deixe os outros pensarem q vc ta fazendo isso pra se acha malandro, vc sabe pq ta fazendo isso, só pq o veio do post ai ñ gosta… o problema é dele
quer ser malandro???? fala pro cara q tava com o narguile toma no cu e ir fumar em casa ;)
falou malandrão o/

Responder

Comentário por lucas
4 de setembro de 2012 às 1h58

Kkkkkkkkkkk boa mlk

Comentário por Porcho
3 de fevereiro de 2009 às 11h48

“É uma cilada, Bino!”, diria o Fagundes se visse o tio “Bino” Ali fumando esse troço…

Responder

Comentário por Ana Freitas
3 de fevereiro de 2009 às 22h07

hahahahahahahahahha, da série ‘piadas nas quais eu gostaria de ter pensado antes’…

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h23

A·ha :P

Responder

Comentário por rodrigo
3 de fevereiro de 2009 às 12h19

Impossível andar na rua fumando narguilé por causa do carvão que cai… ou o mlq tava pagando um sapo c aquilo apagado ou vc viu errado.

Responder

Comentário por Ana Freitas
3 de fevereiro de 2009 às 13h10

Acredite, eu tbm achei estranho, mas estava aceso e ele andava cauteloso, cuidando pra que o carvão não caísse. =/

Responder

Comentário por Francieli
12 de novembro de 2010 às 12h05

‘ claro que da pra andar na rua e com o carvão acesso. Até porque o narguile ja vem tendo varias adaptações para isso e outras coisas

Responder

Comentário por carol
4 de abril de 2012 às 0h20

é possível sim idiota, já cansei de ver ¬¬’

Responder

Comentário por Gabe
3 de fevereiro de 2009 às 12h33

Mas alguns não tem mesmo nem tabaco, nem alcatrão e nem nicotina.. só folhas com melaço.

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h24

Mas de qualquer jeito essas porcarias fazem mal, ¿não?

Responder

Comentário por Ana Yazlle
3 de fevereiro de 2009 às 13h24

Acabei de indicar o seu blog para receber o selo “Olha que Blog Maneiro”. Vários blogs estão recebendo, é um prêmio bem legal. Veja as regras aqui: http://www.diariomasnemtanto.blogspot.com

Responder

Comentário por Ana Freitas
3 de fevereiro de 2009 às 22h06

Opa, obrigada. Segunda-feira posto isso. :)

Responder

Comentário por Ga
6 de junho de 2010 às 20h27

bleezaa!

Responder

Comentário por brenoi
20 de abril de 2012 às 21h07

a narguiille se vc olhar beeem na caixinha da essencia vc vera oque tem o,5 de nicotina e 0,2 de alcatrao

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h25

Aaa~, mas essa molecada fútil & alienada vai se preocupar em ler aquelas letras & informações de embalagens, nem~

Comentário por Thainan
3 de fevereiro de 2009 às 13h31

hahaha demais, adorei o post ana, mostra para as pessoas a realidade do narguile, tbm sempre tive um pé atras com esse negocio! acredita que para mim, que tenho quase 21 ainda pedem rg na padaria para poder comprar cigarro? hahaha
enfim, parabens pelo blog, esta muito bom, sempre que posso dou uma lida!
Bjos

Responder

Trackback por Tiago Cordeiro
3 de fevereiro de 2009 às 13h32

Sobre narguilés: http://tinyurl.com/cnh3pk

Comentário por Mister R.
3 de fevereiro de 2009 às 17h36

Fumar um narguilezão de marijuana é beeeeeeeem mais saudável e gostoso!!!! =D

Responder

Comentário por Зарастроика
3 de julho de 2012 às 19h25

-.-’

Responder

Comentário por Rubens
3 de fevereiro de 2009 às 18h13

Quer fumar, que fume.
Narguilé, Marlboro, cachimbo, cigarro de palha, em latinha de pepsi. Contanto que fique longe de mim e morra de cancer bem lenta e dolorosamente, eu apoio e ainda ofereço os fóforos. ò_ó

Responder

Comentário por Heron
3 de fevereiro de 2009 às 19h28

Sou fumante, estou tentando parar pois sei os males que isso tras, porém gosto de fumar, como um vício de habito, como qualquer outro, jogar game, comer demais e até beber demais, cda um com seu males!

O problmea é que há uma coisa que ninguém nunca fala quando fala mal do naruile…
Ele faz mal, pode até ser!
O estudo da UnB é furada, não tem base… um FREE conhecido por ser o mais fraco do mercado tem por maço e não por cigarro: Alcatrão 6mg, Monóxido de Carbono 8mg e Nicotina 0,6mg.

Alcatrão: tira o gosto ruim do cigarro, devido as milhões de substãncias que são colocadas na folha de tabaco para ela secar sem perdas.
Não existe alcatrão no fumo para narguile!

Monóxido de Carbono: não é medido pois como a fumaça do vapor da água e não da queima do fumo (pq ele não queima) ou do carvão, o nível de monóxido de carbono é muito baixo.

Nicotína: 0,5mg por caixa. Dobro de fumo que um maço contém.

Ao fumar Narguilé vc utiliza no máximo 1/3 do fumo. Logo, 0,18mg de nicotina.

Há tb o fumo sem nicotina, que é muito bom, não muda em nada o gosto! E ao contrário do que dizem não aumenta o grau de nenhuma toxina, somente no cigarro isso acontece, pois o processo de fabricação é muito diferente!

Esse são os dados, tudo q é exagero faz mal, e o narguilé é para fumar como o charuto, sem tragar, mas como ele é suave, a galera aproveita!

Mesmo assim, na minha e exclusiva opnião, não acho que algo com esses níveis e sendo apreciado durante 2h em um barzinho, faz tanto mal que 4 horas em uma balada fechada, onde o nível de nicotina, monoxido de carbono e alcatrão execede os 10 cigarros malboro (dobro do free).

Mas isso tb é preferência, acho que a liberdade de um acaba quando começa a do outro, e os dois tem igual proporção.

Responder

Comentário por Ana Freitas
3 de fevereiro de 2009 às 22h05

Sim, vc tem um ponto. Deve fazer o mesmo mal que 4 horas de balada fechada com um monte de fumantes.

Responder

Comentário por Heron
4 de fevereiro de 2009 às 17h13

Não. o ponto é que 2 horas de narguilé que é o tempo que vc fuma, é muito menos que 4 horas de balada que é p tempo q geralmente você fica na balada, e sem precisar enconstar em um cigarro!

Responder

Comentário por tania
22 de fevereiro de 2012 às 20h14

se vc quer realmente parar procure um clinico geral e peça pra ele um remedio ele vai te receitar o bup eu fumei por 28 anos, e hoje dia 22/02/2012 faz 40 dias que estou sem fumar; no decimo comprimido resolvi que ão fumaria mais e assim eu fiz. espero continuar tendo a forças.

Responder

Comentário por Madger
3 de fevereiro de 2009 às 21h11

eu fumei algumas vezes narguile, não vou falar que é ruim, mas pra dar aquela sensação de relaxamento que o cigarro causa, cara demora MUITO, sou muito mais comprar um mação de lucky strike e fumar ele em 1 hora, do que ficar 1 hora fumando isso, na pior das hipóteses vai um gudang garam (que é o cigarro que mais deixa brisado (ou mole se preferir) uma pessoa que eu conheço), e convenhamos, cheiro de cigarro é aturável, agora aquelas porras de essências que cada hora tem um cheiro, seja banana, vodka, ou sei lá o que conseguem irritar as minhas narinas

Responder

Comentário por Seixas
3 de fevereiro de 2009 às 22h13

ai qta babaquice…

Responder

Comentário por Zeca
3 de fevereiro de 2009 às 23h39

É comum encontrar pessoas que utilizam Narguilê, questionar o uso de cigarros.

Sendo sincero, Narguilê foi a coisa mais sem graça que eu já experimentei.

Ainda bem que fizeram essa pesquisa, tomará que isso ajude a diminuir essa modinha.

Responder

Comentário por Dedé
4 de fevereiro de 2009 às 0h33

No lugar do Narguilé, que nada tem a ver com a nossa cultura, porque a moçada não ataca de cigarro de palha? Deve ter menos substâncias nocivas do que os cigarros com filtro.
Faz tempo que não passo por aqui. Ana, você está mandando muito bem. Parabéns!

Responder

Comentário por Rodrigo
24 de julho de 2009 às 23h10

Cigarro de palha é ainda pior que cigarro normal. O pessoal fala que não tem as 4700 substancias nocivas só que ele é mais concentrado e não tem filtro algum para reter aquele amarelado que fica da nicotina e alcatrão.
Outro dos engodos que o pessoal cai além do narguilé é justamente achar que cigarro de palha é “natural” e não causa tanta podridão pra quem fuma.
E quanto a maconha, se voce fumar todo dia vai ferrar seu pulmão como se fumasse cigarro com o agravante de ferrar seus neuronios.

Pessoal, fumar dá prazer e vicia. Estou há um ano e dois meses livre desse mal mas ainda tenho que lutar pra não recair.
Bem que eu queria que tivesse um cigarro que não fizesse mal mas todos sabemos que não existe.
Não dá pra ter tudo ao mesmo tempo.
Escolha sua saude.

Responder

Comentário por pedalero
25 de julho de 2009 às 3h35

Os cigarros de palha são muitas vezes vistos como opções ‘naturais’ de fumo. No entanto, eles também contém inúmeras substâncias tóxicas, com o agravante de não contarem com os filtros dos cigarros manufaturados que, de certa forma, alteram a exposição a estas substâncias. Alguns estudos apontam para o fato de que fumantes de cigarro de palha apresentam níveis maiores de dependência à nicotina e risco aumentado de desenvolver doenças tabaco-relacionadas.

O narguillé, também conhecido como cachimbo d´água, shisha, goza, narghile, nargile ou arghile, hookah e ‘ huble buble’ consiste de um grande cachimbo composto de cabeça, corpo, recipiente de água e uma única mangueira por onde a fumaça costuma ser aspirada por várias pessoas que compartilham uma sessão de narguillé. A fumaça do narguillé contém quantidade significativa de constituintes perigosos, entre eles a nicotina e metais pesados como o arsênico, cobalto, cromo e chumbo. Sob condições normais, a fumaça produzida pelo uso de um único narguillé contem aproximadamente a mesma quantidade de nicotina livre e partículas de alcatrão que 20 cigarros. A intoxicação do usuário com monóxido de carbono é maior quando comparada com a de fumantes de cigarros.

Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo

Responder

Comentário por Brunii
4 de fevereiro de 2009 às 1h15

“Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca – seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora.”

ARRASOU!!!!
CONCORDO PLENAMENTE!

Responder

Comentário por Fã nº 1
4 de fevereiro de 2009 às 11h30

Notável….

Responder

Comentário por Enrique
4 de fevereiro de 2009 às 11h44

Via de regra, tudo que sai de uma novela da Glória Perez é ruim e faz mal de alguma forma. Vide narguilé, as danças malucas do tio Ali (e agora as danças indianas da novela nova) e o Eri Johnson.

Responder

Comentário por Dulce
4 de fevereiro de 2009 às 13h49

Hahaha….
Sem comentários…

Responder

Comentário por Ana Freitas
4 de fevereiro de 2009 às 13h51

“e o Eri Johnson” encerra a questão. Brilhante.

Responder

Trackback por Ana Lucia Araujo
5 de fevereiro de 2009 às 21h27

muito bom: narguile, 100 cigarros e a malandragem juvenil http://tinyurl.com/d2wpby

Comentário por Luiza
6 de fevereiro de 2009 às 17h28

O meu irmão de 18 anos fuma esse negócio e se acha o máximo, dá até raiva. Eu não sabia que tinha tanta gente assim que sentia a mesma aversão que eu a essa coisa! Ótimo texto, Ana!

Responder

Comentário por Alib
15 de fevereiro de 2009 às 21h23

Tem que morrer todos vocês.

Responder

Comentário por Henrique
18 de fevereiro de 2009 às 3h53

Sensacional ana, já vi algumas vezes essa cena de um malandrão exibindo seu narguile, o texto tá muito legal, como sempre.

Responder

Comentário por Assan
18 de fevereiro de 2009 às 14h07

O Alib falou que todos os caretas que comentaram tem de morrer. Sonhar não custa nada, não é mesmo? Afinal, é o mesmo que desejar que os pentelhos que avisam que o trem vai te atropelar sejam atropelados no seu lugar. (considerando-se que ele deve ser amante do cachimbo supracitado)

Responder

Comentário por Gustavo Alves
18 de fevereiro de 2009 às 15h23

FENOMENAL!!!

aueueaueahuae

sempre falei pra tdos os meus “amiguinhos malandros” (desculpe as aspas, foi inevitável) que essa bagaça do narguilé é ruim e faz mal…

não… vou dar nome aos bois, eles merecem:

Maurício: “é bom demais, mó gostoso”
Danilo: “meu, nao faz mal nada”
Ailton: “é docinho cara, mó da hora”
Flávia: “nossa é mó bom, eu adoro”

eu ainda prefiro o cigarrete tradicional mesmo, portatil..

imagina entrar na balada com um narguile na mão?!?!
dançar com esse trabuco?!?!
se der briga, ja dar pra bater em alguem, não!!

haha

Responder

Comentário por Armando
28 de fevereiro de 2009 às 1h52

Narguilé sendo ou não sendo bom, é moda!, se voçê fuma e descolado se não fuma e careta.

Na minha visão, tem coisas bem mais prejudiciais que o narguilé, se vai em uma festa por exemplo e enche a cara de “cachaça” pode prejudicar bem mais com brigas ou acidentes e tals, intão e melhor fumar um narguilé em casa tranquilo, morrendo aos poucos (matando so a sí mesmo).

Eu curto narguilé (aos finais de semana), ou seja 100 cigarros por semana, 14 por dia, 0,58 por hora, em vista de pessoas que fumam 2 maços por dia é bem menos prejudicial.

Se eu viver ate os 50 ja esta bom!

TANTAS COISAS PARA SE PREOCUPAR E FICAM FALANDO SOBRE UMA DROGA IGUAL A TANTAS QUE EXISTEM.

DEXA TODO MUNDO FUMAR (E QUA ALÁ DECIDA OQUE VAI ACONTECER).

HEHE

Responder

Comentário por Mr Wikipidia
3 de abril de 2009 às 15h21

NAUM FUMEMMMM!!!
Troque tudo isto por algo mais saudavel como conectar uma mangueira no escapamento de um carro sem catalisador!!!! A quantidade de substancias quimicas por volume é inferior a qualquer cigarro, inclusive os “LIGTHS” e o melhor vocês (fumantes) ainda estarão contribuindo para dimiuir a quantidade de insalubres soltados diaramente pelos veiculos utilizando seus pulmões de filtro.

O planeta agradece e eu tb.

Responder

Comentário por Felipe
14 de abril de 2009 às 13h55

Apartir da hora que acredito ser uma opçao da pessoa querer fumar 100 cigarros de modo diferente axo q eh uma falta de respeito o cara falar q ele eh um babaca de ta com o negocio na rua… do msm jeito que bebidas nao fazem bem e os ricassos acham bonito beber meia garrafa de BLUE LABEL em uma noite… sobre o mal que o narguille fazia eu ainda nao sabia e essa concientizaçao é importante ate mesmo pra mim q fumo (ou fumava).. mas uma coisa eh certa… vc nao pode falar que o cara é um babaca por estar fumando…

como vc deve estar pensando eu tenho 17 anos sim… entao como mais um preconceito vao achar apenas q estou defendendo os jovens…

Responder

Comentário por Felipe
14 de abril de 2009 às 14h01

pqp malandraummmm esse Gustavo Alves!!! ele naum fuma narguile mais fuma cigarro.. olha q foda q ele é… oq ele nao c toca eh q cigarro vc tem o tempo td no bolso pra c vicia enquanto narguile so as vezes -.-

Responder

Comentário por Ana Freitas
14 de abril de 2009 às 14h02

Beleza, mas pelo menos ele se identifica com e-mail verdadeiro. =)

Responder

Comentário por Victor
9 de maio de 2009 às 18h37

Ridículo Texto. Cigarro é tão podre quanto o narguile, mas não é menos pior

o Cigarro e o Narguile tem substancias diferentes, o Narguile não vicia… como você diz
“é móda e a juventude fuma pra se mostrar”
mas esqueceu de dizer que existe também muita gente que fuma CIGARRO só pra se mostrar. coitados…

Mas se eu tenho o Narguile e Tenho o Cigarro. o Narguile é gostoso. vou fumar a poha do cigarro pra que? essa merda de gosto orrivel, que deixa todo mundo doente… INCLUSIVE QUEM NÃO FUMA… super ridículo. Morre muito mais brasileiro com cancer de pulmão por causa do cigarro, do que Árabe fumante de narguile… o Cigarro é totalmente podre.

Agora você vem com sua ignorancia e preconceito… falando de uma coisa que vc nao pode provar. é simplismente uma opinião idiota a tua.

Mas espero que vc fume bastante sim. 5 carteira sde cigarro por dia
que seu pulmão fique do tamanho do meu punho
e morra com cancer, ou engasgado na fumaça…com seus queridos cigarros. e na sua total ignorancia… Você acha que babaca fuma narguile?
babaca fuma cigarro. É Ruim, Traz nenhum beneficio, é caro, vicia “os cabeça fraca” gosto orrivel, cheiro orrive etc.

E depois pega o Cinzeiro e de uma boa cheirada nele. Sim! Esse é o cheiro do teu pulmão. otario

Pelo menos o meu vai ficar com cheiro de cerega. haha

Responder

Comentário por João
19 de setembro de 2010 às 20h45

Podre é o seu Português.

Responder

Comentário por Garibaldo
29 de outubro de 2012 às 18h00

Olha, há uns dez anos fumava narguile direto. Depois parei. Voltei a fumar de novo. Enjoei. Parei. Acho que agora vou dar umas bolas com um fumo do bom e carvão de qualidade (e boa água mineral). Uma coisa te digo: NÃO VICIA. Se viciasse eu não teria parado duas vezes. (e parei de boa, sem sequer perceber a falta). Outra coisa posso dizer: se fumar demais, tipo uma hora direto, sozinho, FAZ MAL sim. Enfim, tido que é exagerado faz mal: doce, sal, álcool, sexo, igreja, gordura, coca cola. mc donalds… enfim TUDO. Usa com moderação, uma ou duas vezes por semana, com produtos de BOA QUALIDADE que o teu prejuízo vai ser infinitamente menor do que usar os cigarros que estão no mercado. Outra coisa: essa história de que NARGUILE faz mais mal que cigarro é uma ação orquestrada da indústria de cigarros como Souza Cruz e outras. É óbvio e cristalino que o cigarro é infinitamente mais prejudicial que o narguile. Só alguém muito tonto pra acreditar que cigarro é menos prejudicial.

Responder

Comentário por Julio
11 de maio de 2009 às 14h44

Bom dia.
Eu li tudo e achei tudo meio desordenado.

Está certo de que é uma Opinião sua e ninguém aqui tem nada a ver com isso, mas quando sua opinião se torna pública ai a coisa já muda.

Achei ignorância de a sua parte defender o uso do Cigarro e condenar quem usa o narguile.
Ambos são prejudiciais, cada um se mata como preferir. Quando você diz que viu um “BABACA” na rua andando com um narguile vc está julgando uma pessoa sem conhecê-la apenas pelo Narguile que ele está carregando? Deixa o mlk. Narguile não tem efeito de drogas como Maconha, álcool etc. Eu fumo narguile a muito tempo e não tenho vontade de fumar toda hora, todo instante, ou depois do almoço como o cigarro traz nas pessoas que fumam.
Fico semanas se fumar e não fico desesperador quando não fumo.. Apenas fumo quando não tenho nada o que fazer… É mais habito do que vicio.

Nessa reportagem que vc leu pegaram a proporção da caixa do narguile que vem as essências e fizeram com base na quilo. Não separaram o fumo pra ver quantos narguiles se pode montar com uma caixa de fumo e a partir daquela quantidade levantar dados. Vamos fazer por cima. Uma Caixa de essência de narguile se fuma entre 4 e 5 vezes. Comigo 5. Dividimos 100 (cigarros) por 5 = 20. Logo então 1 hora de narguile é supostamente equivalente a 20 cigarros. Quantos cigarros uma pessoa fuma por hora? Isso depende de pessoa pra pessoa. da mesma forma que se estiver 4 ou 5 pessoas fumando um narguile o consumo vai ser menor.

Pra falar a verdade isso é incomparável. Cigarro é totalmente diferente de Essência de narguile.

Responder

Comentário por Nathália M.
23 de outubro de 2009 às 23h19

Concordo plenamente com esses argumentos a favor do narguile. Não somente pelo fato de eu fumar também. Mas pelo fato de que esses dados se baseiam em um estudo q nao creio q seja completamente verdadeiro. O que mais prejudica um fumante de cigarros é toda akela merda de fumaça fedorenta e cheia de toxinas ir para os pulmões e ficarem por lá. Por quê? Porque eles tragam. O narguile nao eh pra tragar.
Faz 2 anos q ja tive contato com narguile e nao viciei. E nem ninguem q eu conheço. Não sinto vontade de fumar o narguile depois do almoço como nosso amigo aki de cima falou. Não fico DESESPERADA por um narguile quando nao to fumando. Simplesmente eu considero o narguile como um hobby. Eu nao fumo toda semana, muito menos TODOS OS DIAS. Tenho uma LEVÍSSIMA impressão de que fumantes de cigarro nao podem falar o mesmo. Não sinto a necessidade diária. Eu simplesmente gosto. É bom. Pra mim, narguile é fumado mais em ocasiões especiais. E essas estatísticas argumentativas dos que são a favor do narguile são super válidas. E akela coisa de q 100 cigarros é 1 hora de narguile. Estes dados são, com certeza, baseados em 1 pessoa fumando narguile. AHHHH pelo amor de Deus! Quem fuma narguile sozinho, fala aê???? Não tem graça. Narguile é descontração, diversão em grupo. Por isso que antes de criticar o NARGUILE, tenha argumentos necessários e válidos pra isso.

Viva o naguile. hahaha sz

Responder

Comentário por Guilhermee
24 de maio de 2009 às 19h19

Ouu…vão tudo toma no cuu!!!
quem quizer fuma…fuma u eh!!
qual o problema!????
o que naumpode eh vcs ficarem julgando quem fuma!
VAO TUDOO SE FODEEE>>>SEUS FILHAS DA PUTA!!!

Responder

Comentário por Marcelo
13 de junho de 2009 às 21h20

Ana, gosto do seu blog, mas tem coisas que eu sou obrigado a discordar. Não dá pra criticar o narguilé e defender o cigarro, é hipocrisia, pois ambos fazem mal.

Com relação a outro post seu, sobre a maconha, acredito que o uso não compensa, pois embora o mal ao pulmão seja menor do que do cigarro de nicotina, ela faz mal ao cérebro.

A própria Holanda, paraíso da libertinagem, já tá rediscutindo a legalização.

E o argumento de que a cannabis tem “propriedades medicamentosas” não justifica a legalização do baseado. Como remédio, a cannabis seria vendida na forma de comprimido, pílula, sei lá, e em dosas pequenas, mediante retenção de receita (eu acho).

Responder

Comentário por Cedrik Rovict
22 de junho de 2009 às 23h57

“É mais habito do que vicio.”
Tudo o que proporciona prazer, status é viciante.
é só reparar nas coisas que você acaba percebendo; uma coisa leva a outra, o ser humano por natureza é viciado em status, sentir prazer…
mas então, narguile, arguile faz mal sim, vicia, tem nicotina sim (é o princípio ativo do tabaco, popularmente chamado de “fumo” que está presente na composição química do Narguile), cara, fumaça libera adrenalina, adrenalina é “viciante”.
Quanto a água filtrar, é outra bobagem, se a agua tiver cloro, só vai piorar ainda mais…nada contra quem fuma, já fumei, mas defender cigarro e narguile é fo**…além do que é prejudicial a camada de ozonio (hauhauhauhauhauhaua).

Quanto a maconha (que possui parentesco com alface “lectuca sativa”), o uso medicinal seria em forma de cigarro mesmo, pois o tempo de ação demora mais, ou seja o alivio não é imediato, a maconha agiria aos poucos…pílula possui absorção/ação rápida dependendo do local onde será absorvido. Bom, como eu disse, fumaça libera adrenalina…se não me engano, maconha seria usada pra dor né??
algo relacionado com câncer, etc. Fumando, o cara tem prazer. Outra coisa, a maconha que será supostamente comercializada, é transgenica, apenas o principio ativo que interessa para o tratamento será utilizado, sendo os outros seriam inibidos…
Não sei se entenderam o que eu quiz dizer, é só que, porra…gosto é gosto, o cara não pode ser um babaca só pq fuma e tals, se ele fuma pq gosta, então deixe o cara com a paixão dele…

Desculpem qualquer coisa, se ofendi alguém e bla blá blá…

Abraços

Responder

Comentário por thata
23 de junho de 2009 às 2h07

A proposito, a dança ‘maluca’ é a dança do ventre, o narguile faz parte da cultura do povo de lá assim como a dança do ventre, e outra acho que a formas e formas de se dizer que o narguile faz mal, e vc usou a pior delas, defendendo o cigarro?? Ah querida reveja os seus conceitos!

Responder

Comentário por evellenn
17 de julho de 2009 às 0h42

acho que nao é tudo isso nao

Responder

Comentário por lol
17 de julho de 2009 às 19h17

O estudo da UnB é furada, não tem base… um FREE conhecido por ser o mais fraco do mercado tem por maço e não por cigarro: Alcatrão 6mg, Monóxido de Carbono 8mg e Nicotina 0,6mg.

Alcatrão: tira o gosto ruim do cigarro, devido as milhões de substãncias que são colocadas na folha de tabaco para ela secar sem perdas.
Não existe alcatrão no fumo para narguile!

Monóxido de Carbono: não é medido pois como a fumaça do vapor da água e não da queima do fumo (pq ele não queima) ou do carvão, o nível de monóxido de carbono é muito baixo.

Nicotína: 0,5mg por caixa. Dobro de fumo que um maço contém.

Ao fumar Narguilé vc utiliza no máximo 1/3 do fumo. Logo, 0,18mg de nicotina.

Há tb o fumo sem nicotina, que é muito bom, não muda em nada o gosto! E ao contrário do que dizem não aumenta o grau de nenhuma toxina, somente no cigarro isso acontece, pois o processo de fabricação é muito diferente!

Esse são os dados, tudo q é exagero faz mal, e o narguilé é para fumar como o charuto, sem tragar, mas como ele é suave, a galera aproveita!

Mesmo assim, na minha e exclusiva opnião, não acho que algo com esses níveis e sendo apreciado durante 2h em um barzinho, faz tanto mal que 4 horas em uma balada fechada, onde o nível de nicotina, monoxido de carbono e alcatrão execede os 10 cigarros malboro (dobro do free).

Mas isso tb é preferência, acho que a liberdade de um acaba quando começa a do outro, e os dois tem igual proporção.

Responder

Comentário por Leandro
22 de julho de 2009 às 15h09

Eu fumo sim, e tô vivendo / tem gente que curte aquelas merdas “DIET” e tá morrendo.

Responder

Comentário por Anderson
26 de julho de 2009 às 3h50

Olha, tenho um narguile (aqui na minha cidade a gente chama de shisha) ele não faz mal se vc não tragar, e a minha essencia dura pra umas 8 sessões de uma hora, pois a essencia sai inteira do rush(onde se põe a essencia) a essencia nem querima, so da gosto no vapor, pois acho que o que evapora é a agua pois se a essencia nem queima, como o carvão vira brasa, ele apenas aquece a essencia liberando o gosto, e veja, o volume de essencia usado pode ser dividido por 8 pois apenas 1/8 queima, porra pra que difamar o narguile? se vc num tragar ai que não faz mal mesmo, que porra, se gosta gosta não gosta va pra puta que te pariu :>

Responder

Comentário por anonimo
28 de agosto de 2009 às 23h40

meu filhOO se for pra esculacha o site é melhor nem escreve, se fuma e não se importa é problema seu, pois se não se importa porque clicou nessa @#$%&§ desse site. eu cliquei pois precisava de um trabalho de escola.
se você fuma ou não, não deixa de ser problema seu, então pega essa porcaria desse comentário e enfia naquele lugar onde porcarias são bem vindas ok ?
se liga meu filho, cai na real, ninguém qué você nem esse lixo do seu comentário aqui!

Responder

Comentário por lucas
7 de agosto de 2012 às 7h30

regaso mlk esses porra ai so fala bsota

Responder

Comentário por R!
27 de julho de 2009 às 1h06

Ótimo texto, não sabia de nada disso e achava que ele fazia beem menos mal do que o cigarro. Mas bom saber pra nao correr o risco de algum dia experimentar e viciar.. vlw :D

Responder

Comentário por Felipe
28 de julho de 2009 às 17h14

existe essencia sem nicotina e sem tabaco, estes nao fazem mal

Responder

Comentário por Ricardo
24 de agosto de 2009 às 2h52

Esse negócio de vício é muito relativo ….
eu fumo maconha 4 vezes ao dia durante 30 anos e não sou viciado ….

Responder

Comentário por beatriz
28 de agosto de 2009 às 23h45

adorei!!!
me ajudou muito com meu trabalho de escola, era do PROERD ( Programa Educacional de Resistência as Drogas )e era exatamente sobre o narguilé.

Responder

Comentário por Kimberly
8 de setembro de 2009 às 17h42

Esse Ricardo ai tá com o cérebro bem defumado pra fumar 4 vezes ao dia e se dizer um não viciado… haahaha
Eu já fumei Narguilé e não achei graça nenhuma, só pra tirar uma ondinha e tawls, o gostinho é bom mas parece bem mais fraco que qualquer outro cigarro comum.

Responder

Trackback por Thais Trench ?
28 de setembro de 2009 às 22h30

http://bit.ly/sEacU wow!

Comentário por Luis fernando
8 de outubro de 2009 às 17h17

Hãã finalmente alguém percebeu q esse negócio faz mall …

aii fica os babacas láá parecendo uma chaminéé soltando fumaça e destruindo sua saúde .. achando q são os caras kkkk

“QUER SER MALANDROO” ?? fuma o cachimbo do seu vô BABACAA … KKKK

Responder

Comentário por leeobo'1y
9 de outubro de 2009 às 16h47

narguilee e dahora seeus FDP

SEUS VIRJEEM MEEU NOME E DJ STYLE CRIADOR DO ELECTRO TIRIRICA EU FUMOO E BOA VAo TODOS PRO INFRNO

Responder

Comentário por Mr. magoo
17 de outubro de 2009 às 19h16

Vou direto ao ponto…

Eu fumo narguile (ja sabia q faz mal qando fumei pela primera vez), tenho um narquile e gosto de leva-lo pra rua para fumar com meus amigos. Eu naum fumo cigarro pq eu num gosto mesmo e nao por ser “babaca”, se existice “cigarro de narguile” é claro q eu iria optar pelo + pratico.

Outro ponto d discoção é se da vicio ao nao…
Da vontade de rir de uma duvida dessas. Vicio é muito abrangente, pois pode-se viciar em qualquer coisa (existem pessoas chocolatras, viciadas em chocolate, eo sou uma delas), porem existem pessoas qe perdem totalmemte o controle e ficam vitimas da(s) substancia(s) na(s) qual(ais) viciaram-se. O que quero dizer é que uma pessoa que fuma uma vez por semana, por mes, por ano … nao interessa o intervalo de tempo pois isso é algo que varia de pessoa para pessoa, ela fuma porque da prazer a ela. So pra deixar + claro, se vc esta com sede, vc prefere tomar oq, refrigerante ou agua?

By magoo … =D

Responder

Comentário por Ops
22 de outubro de 2009 às 3h45

Meu, você é muito facista no “final” desse seu texto (que até tem um “meio” razoável). kkk

Responder

Comentário por calcagnito
24 de outubro de 2009 às 6h23

Eu fumo narguile (ja sabia q faz mal qando fumei pela primera vez), tenho um narquile e gosto de leva-lo pra rua para fumar com meus amigos …
Sim , tbm sei q faiz tao mal qnto o cigarro q tbm fumo …
Mais o naguile naum e uma coisa pra vc ficar se exibindu pra cima e pra baixo , querendu dar uma d doidao nas ruas com ele . É uma coisa , de vc ficar com seus amigos ali na hora , desncasar a mente , curtir o momento sem pressa alguma , refletir e soltar boas vibraçoes …
Vicio e uma coisa muito relativa pois qualquer coisa pessoa q goste muito d uma coisa se torna viciada , no caso naum tiro o meu da reta eu sou viciado em lan house um vicio bobo mais naum dexa d ser um vicio tenho meus propios pensamentos e ninguem muda eles tenho minha opiniao ja formada…
O texto naum e de todo ruim mais eu acho q e uma hipocrisia como se lida com esse assunto

Responder

Comentário por xiquinha
16 de junho de 2011 às 13h37

vc é uma babaca

Responder

Comentário por Caio Henrique
28 de novembro de 2009 às 15h31

Olha, asho isso mô nada a ver pq eu tenhu 3 narguiles 1 dadinho outro di 2 saidas e outro de 4 saidas, i tipo faz mau? siim todos sabemos do riscos mais si estamos consiente oq fazer? ngm é forçado a usar!

Responder

Comentário por andrei
6 de dezembro de 2009 às 12h38

EU FUMO NARGUILE, E NAO VEJO PROBLEMA NEM UM, ALIAS AXO Q VC DEVE SER UMA DESSAS VELHAS Q NAO TEM OQ FAZER E FICA FALANDO MAL DAS COISAS, FALANDO Q PIT BULL É AGRESIVO,Q NARGUILE FAZ MAL E O CARALHO A 4.

NARGUILE NAO SE DRAGA POR ISSO ELE NAO CHEGA AO PULMAO LOGO NAO TEM COMO FAZER MAL AO PULMAO, E COMO É UM VAPOR E NAO UMA FUMAÇA TBM NAO FAZ MAL A BOCA E NEM A GARGANTA.

Ps: NUNCA MAIS VOLTAREI AKI PORTANTO PODE FALAR OQ QUIZER DE MIM OK.

Responder

Comentário por Lancer
9 de dezembro de 2009 às 4h44

Soh fumo maconhaaa

Responder

Comentário por rafa
23 de maio de 2011 às 4h14

e nois então chefe ..

Responder

Comentário por mateus
14 de dezembro de 2009 às 15h46

o negocio é demorar 30min indo busca ,2min pra bola ,1h pra fuma ,fica 2h e meia brisando ,depois chega em casa e comer toda comida que ver pela frente !!!

Responder

Comentário por karla
24 de janeiro de 2012 às 21h49

Kkkkkk adoooroo!!!! Ai q saudade da maconha do Brasil, nessa merda de Europa é um lixo! To doida pra voltar e chapar o côco. kkkk

Responder

Comentário por Izzy
25 de março de 2013 às 14h16

Cara, via dormir. Saudade da maconha do Brasil? Vai se fuder. Quando fui para europa só fumei coisa boa, aqui no Brasil é tudo prensado lixo, o cara tem que comprar semente na gringa e plantar em casa para ter um fumo de qualidade no Brasil.

Responder

Comentário por mariy jane
17 de abril de 2013 às 3h45

aqui em pernambuco tem o melhor fumo do brasil.. e tem bastante natural

Comentário por murilo
16 de dezembro de 2009 às 4h25

vai fumar uma baseado vai ! , mina careta , tudo isso é inveja pq a mamae nao deixa e o papai nao quer ;P

Responder

Comentário por Diogo
2 de fevereiro de 2010 às 17h54

Vão se fera ! pra começo de histtoria oque vem pra vc quando vc fuma o narguile é o vapor da aguá q tem nele !
E se fosse tão ruim assim ja seria proibido
outra o homem mais inteligente q eu conheço ja deu dois para seus filhos !
Vcs são um bando d impocritas q quando não tem qoue faze fazem isso !!!

Responder

Comentário por bruno.
28 de fevereiro de 2010 às 20h31

Cara eu fumo narguile as vezes.. eu gosto fumo a cada 2 meses e talz… eu acho que é gostoso prefiro mt mais fuma o narguile doque 5 maços de cigarro. :) eu acho que gosto é gosto e malandro nao fuma narguile… entao se voce acha cafona sei la oque guarde para voce porque tem muita gente que gosta disoo eu sou um deles… :D

Responder

Comentário por tocha
3 de março de 2010 às 1h58

Acho que essa galera não entendeu sua mensagem,por serem IGNORANTES e irem no embalo das modinhas da tele novela que fantasia muitas situações não mostrando o seu verdadeiro teor que elas passam e acabam incentivando as pessoas menos abastadas de inteligência a seguir este caminho. Enquanto o Primeiro Mundo faz de tudo para tentar banir o fumo de seus países aqui no Terceiro Mundo eles importam a porcaria dos países da mesma casta.E como muitos responderam que cada um escolhe a maneira que quer morrer, que Deus tenha misericordia de sua alma e o leve logo, para que não tenha que viver dependendo de um cilindro de Oxigênio por anos a fio dando trabalho a seus familiares pela sua bela escolha.

Responder

Comentário por Karina
9 de julho de 2011 às 3h45

Concordo plenamente com você em gênero, número e grau.
Quem ainda defende uma idiotice dessas é por falta de abastecimento de inteligência:preocupam-se em encher o cérebro de fumaças e se esquecem de ocupá-lo com coisas concretas e reais.Quem é adepto do narguilé não conhece ao certo os riscos que ele ocasiona, mas sim vão pela “onda” do modismo que acaba sendo brega e cafona.
Seu texto foi muito bem argumentado. Gostei muito.

Responder

Trackback por Bernardo
21 de abril de 2010 às 21h34

RT @ana_freitas: Narguilé, 100 cigarros e a malandragem juvenil http://bit.ly/sEacU

Comentário por zanardi
23 de abril de 2010 às 22h43

eu acho o seguinte , cada um faz de tua vida oque quiser , nao fumo cigarro mas tenho um arquile em casa onde as vezes eu fumo sim e dai? o dinheiro é meu, a saude é minha rsrs

Responder

Comentário por narguileiro
30 de abril de 2010 às 18h44

falo nada ……………….
so sei q é dahora kkkkkk…
todo diua eu fumo
cifoda a saude é minha seus fdp …..

Responder

Comentário por jhonny
12 de maio de 2010 às 16h56

narguile faz mal mais é bom

fica falando mal do nagui,aonde fii,,melhor que cigarro concerteza

Responder

Comentário por jhonny
12 de maio de 2010 às 18h10

narguile faz mal mais é bom

fica falando mal do nagui,aonde fii,,melhor que cigarro concerteza…
cai fora..neeem quero mais issuuuu

Responder

Trackback por Isabeli Girardi
28 de maio de 2010 às 23h22

depois dizem que o Narguilé não faz mal! http://migre.me/JJSY

Comentário por REnanZin
17 de junho de 2010 às 16h36

Prefiro maconha mesmo!

Responder

Comentário por Luís
24 de junho de 2010 às 4h33

Eu fumo narquile e sinceramente acho que não faz tão mal quanto o cigarro, primeiramente porque quem usa, fuma somente as vezes, meus amigos que mais utilizam o narquile, usam uma vez por semana e alguns chegam a ficar tres meses sem usar.

O narquile cientificamente vicia, por ter nicotina, porem os usuarios nao sente vontad de fumar toda hora o dia todo, como eh o caso do cigarro!

O hoolah (como eh chamado originalmente), praticamente nunca eh fumado por uma pessoa o que o torna mais perigoso para o uso, porem esse dados que a unb nos proporcionou nao sao de todo veridicos, primeiramente pelos fatos que ja disseram acima e tambem porque uma pessoa nao consegue ficar uma hora fumando o narquile e a agua filtra cerca de 5% das substancias ali presentes (o que nao eh uma estatica muito consideravel)!

Alem disso o narquile possui um gosto adocicado, muitas vezes injuativo, eu por exemplo fumo narquile uma vez a cada dois meses e o gosto me agrada somente no primeiros 30 minutos, depois acho que o gosto se torna injuativo e paro de usar!

Eu acho que o narquile chegou de uma forma muito rapida ao nosso pais e que nunca sera absorvido completamente pela sociedade (assim como o cigarro), porem creio eu que sera um meio de diminuir as mortes por problemas causados pelo tabaco, ja que os usuarios em geral fumam uma vez por semana ou menos!

Eu nao incentivo o uso desse tipo de droga, penso que as pessoas devem procurar viver aproveitando sua felicidade por um longo periodo de tempo deixando de utilizar todo tipo de coisa que faz mal para a saude e tentando ter uma vida saudavel, feliz e duradoura, porque afinal, nao sabemos o que nos espera apos a morte e tenho certeza que todos que dizem que se viverem poucos anos utilizando esse tipo de coisa ja esta bom nao o dizem de coracao, primeiramente porque praticamente todos tem medo da morte e segundo que todos tem pelomenos uma pessoa a quem ama no mundo e que nao quer deixar!

Espero ter agradado a todos com o meu post e queria dizer que pra quem nao sabe fumar de uma forma mais saudavel (que nao te mate mas que te prazer), ou seja, muito raramente, eh melhor que nao fume e tente viver feliz de outra maneira, porque essas nao sao as unicas de ser uma pessoa feliz com a vida!

Obrigado por lerem =D

Responder

Comentário por haha
5 de julho de 2010 às 4h14

Você realmente acha que é ser homem comprando 5 maços de cigarro ao inves de fumar um narguile? hahaha do risadas, cigarro fede, e narguile tem cheiro bom, além de dar akela “moleza”, e quem tem narguile não usa-o com tanta frequencia de qm fuma, uma fumante deve fumar por semana no mínimo 20 maço de cigarro, eu por exemplo não fumo cigarro mas fumo narguile, e é uma vez por semana, 5 e 20 maços são muita diferença, e se ta com tanta raiva assim, msmo pq pra tar criticando desse jeito o único motivo deve ser raiva, não vá a baladas, não beba, não fume, coma só coisas saudaveis viu =D, e cigarro x narguille, você prefere um chocolate da copenhagem ou um hidorgenado? tem uma diferença garota!

Responder

Comentário por Karina
9 de julho de 2011 às 4h01

Você também não deve se esquecer de que fumar um cigarrro dura em média 5 minutos e uma fumada de narguilé não dura menos que 40. E ainda assim quer comparar ? Mesmo que seja uma única vez na semana ainda estará fumando tanto quanto ou mais e consumindo mais em quantidade de substâncias tóxicas e nocivas quanto o cigarro. Pense bem e reveja seus conceitos.

Responder

Comentário por Gustavo
17 de julho de 2010 às 21h50

muita hipocrisia nessa sua postagem, vem fala q cigarro pode mas narguile n…
qnd vc fuma narguile, vc num fica uma hora trgando sem para(nem se traga narguile)

“Quer ser malandro? Ao menos não pareça babaca – seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora”
preconceituosa pracaraaaaalho
então quem fuma narguile é malandro agora?
só pq o mlk ta com os amigos e com o narguile na mão ele é malandro? ele num pode curti narguile?

Responder

Comentário por FeliPe
26 de julho de 2010 às 3h40

Vei…
fuma quem quer… tenho o meu fuma TREIS VESES por semana a 8 anos
acho que se meus pulmoes tive-sem fudidos ira aparecer nos exames que fasso anualmente…
ENTÃO namoral não vem dar lição de moral ok (Y)
prefiro mil veses fumar narguile do que cigarro que fede (:

Responder

Comentário por Jean
27 de julho de 2010 às 23h04

Fumo narguile e defendo ela, fumo 1 vez por semana e não sou viciado, fumo por fumar, assim como a bebida tbm não me vicia, posso ficar muito tempo sem fumar e não fico desesperado… Tão querendo dar uma de BOM… E ainda defendem o cigarro “Acho que o babaca aqui são vcs”. Até parace que o cigarro faz muito bem.

Responder

Comentário por Secret
16 de setembro de 2010 às 2h40

vey
eu tenhu acho narguile da hora mais aki na minha cidade e caro pra carai intw eu fiz uma
e facim faze
e so tu pega um dakeles ferrinho de antena com o buraco no meio vc quebra um pedaço que fique uns 20 30 cm pra fora da garrafa de 2 litro e um de 15 cm pra encaxa a manguerinha e dps fa um buraco na tampa da garrafa e encaxa os 2 ferro e mete durepox pra n vaza a fumaça e na ponta do ferro maior tu pega o funda de uma latinha de cerveja e faz um furo no meio e encaxa a ponta do ferrinho e poem durepox pra fica firme dai no fundo da latinha que vai ta encaxado no ferrinho tu poem a essencia dps poem o papel aluminio e poem o carvao
e dps e so fuma
quem fizer e gosta comenta ai

Responder

Comentário por Secret
16 de setembro de 2010 às 2h42

vey
eu tenhu acho narguile da hora mais aki na minha cidade e caro pra carai intw eu fiz uma
e facim faze
e so tu pega um dakeles ferrinho de antena com o buraco no meio vc quebra um pedaço que fique uns 20 30 cm pra fora da garrafa de 2 litro e um de 15 cm pra encaxa a manguerinha e dps fa um buraco na tampa da garrafa e encaxa os 2 ferro e mete durepox pra n vaza a fumaça e na ponta do ferro maior tu pega o funda de uma latinha de cerveja e faz um furo no meio e encaxa a ponta do ferrinho e poem durepox pra fica firme dai no fundo da latinha que vai ta encaxado no ferrinho tu poem a essencia dps poem o papel aluminio e poem o carvao
e dps e so fuma
quem fizer e gosta comenta ai KSOPAKpo BOM EU FIZ E O MEU FICO BEM DA HORA FICO IGUAL A UM COMPRADO NA LOJA SO QUE ENVES DE SER DE VIDRO E DE PLASTICO O VIDRO DE POR AGUA

Responder

Comentário por lucas
29 de setembro de 2010 às 20h22

isso é coisa da midia! dizeeem que 1h de narguile é igual a 100 cigarros? ta bom, já pararão pra pensar, que isso naum tem nada a ver? (vou dizer o pq agora!)
é o seguinte, o narguile contem menos substancias quimicas que o cigarro, pois ele tem 0,0 alcatrão e 0,5 nicotina, ta bom, ele tem outras substancias i tal como o cigarro, mas não é só por cause que ele faz maaais fumaça por causa do vapor da agua, que essas toxinas iram se ”multiplicar” e ser igual a 100 cigarros, pode ser em quantidade de fumaça, mas naum em toxinas, élas não se multiplicam por causa da quantidade de fumaça que é produzida por causa do vapor da agua!
o narguile faz mal sim, mas é menos prejudicial que o cigarro, isso tudo é coisa da midia para acabar com isso. (ou para fazer as pessoas ficarem com resio e para de fuma o narguile)
pensem nisso

AS TOXINAS NÃO SE MULTIPLICAM POR CAUSA A FUMAÇERA QUE É PRODUZIDA PELA AGUA!

vlw ;)
tirem suas proprias conclusões ^^

Responder

Trackback por felipe ignácio
17 de outubro de 2010 às 21h53

@IgorrGarcia
olha isso aqui http://oesquema.com.br/olhometro/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/

Comentário por Natàlia Duarte
26 de outubro de 2010 às 17h32

Eu vivia fumando mais depois que eu li isso nunca mais agora e apesar que eu posso me prejutica,posso ter doenças e qualquer outra coisa,isso faz mal pra Saude aprendi agora todo mundo vivia falando Natàlia para de fuma narguilé porque isso pode fazer mal pra você.Ai eu dava as costas mais agora eu vi e não vo mais pq li isso,e foi atè bom lê pra miim penssa nas conseguensias dece mundo. Brigada pq agora nunca mais eu vo fuma narguile,nunca mais.

Responder

Comentário por Natàlia Duarte
26 de outubro de 2010 às 17h35

Eu ja fumei e agora não vo fuma mais,pq eu posso projutica a minha Saude e eu não quero isso,bom então eu vo para.aprendi uma lição.Nunca mais agora.

Responder

Comentário por Lucas
28 de outubro de 2010 às 0h59

há, eu to acustumado a usar isso sempre, quase toda a semana eu e meus amigos nos reunimos para isso eu tenho 18 anos e sou emo, isso faz parte da life de um emo! alem de ser mt bom né ;)

Responder

Comentário por Mephisto
11 de dezembro de 2010 às 5h34

Tinha q ter um emo viadinho falando merda. ¬¬

o negocio é o seguinte, todo mundo tem o direito de fazer o q quiser nessa porra dessa vida.

mais se for fazer faz direito.

vem esse bando de imbecis com chapinha no cabelo
falar q fumar narguilé é bom só por q sai fumaça.

eu fumo Gudang desde os 15 anos, ja fumei narguilé e afirmo q é muito fraco é coisa de babaca hipócrita q tenta ser “cool” mais é criado a leite com pêra, se for pra fumar fuma de verdade vc vai morrer de qualquer jeito seu imbecil.

Responder

Comentário por Bruna
3 de janeiro de 2011 às 19h25

Eu fumo sim, e tô vivendo / tem gente que curte aquelas merdas “DIET” e tá morrendo.

É isso aí!
Se não tragar, tá de boassa…faz mau nenhum não!

Soooolta a fumaaaçaaaa e seja feliz!

Responder

Comentário por giovanna hey
24 de maio de 2011 às 0h01

concordo com voce
SOLTA FUMAÇA E SEJA FELIZ!!!!
NAO DA PRA LIGA PRA GENTE SEM IDIOTA!

Responder

Comentário por Rafael
6 de janeiro de 2011 às 12h57

Ainda bem q eu só fumo maconha !!!!!

Responder

Trackback por Bruna Soder
8 de fevereiro de 2011 às 23h37

http://oesquema.com.br/olhometro/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/ adorei esse post.

Comentário por Joao
1 de abril de 2011 às 20h31

Tu é chata pra caralho.

Responder

Comentário por Fumante
7 de abril de 2011 às 2h00

Não sejam ridículos,
apesar de fumar cigarro E narguile, essas conversas de ‘narguile nao traga’, ‘não é fumaça, é vapor…’
pelo amor de Deus. Onde vocês acham que fica a nuvem de fumaça que sai dos nossos pulmões quando soltamos?
É DO PULMÃO MACACADA!
e seria fisicamente impossivel ser vapor, considerando que a agua tem um tempo minimo para evaporar, mesmo se a temperatura dela chegasse a 100°C,
então fumemos, sabendo que nos faz mal. Mas como dizia minha mãe ‘ não tampe o sol com a peneira’ nos faz muito mal, sabemos, infelizmente aceitamos. Só não seja juvenil a ponto de mentir para si mesmo.
abraços.
ps.: fumo 3 maços de cigarro a cada 2 dias e 1 pacote com 12 carvões não dura uma semana.
Estou morrendo? DANE-SE!

Responder

Comentário por lucas
17 de abril de 2011 às 18h55

Essa materia reflete bem o nome do site … tudo no ”olhometro”

Longe de mim duvidar da Unb , mas como explica a materia editada no jornal brasileiro de pneumologia, alguns estudos podem levar resultados desfalcados.

http://www.jornaldepneumologia.com.br/portugues/artigo_detalhes.asp?id=1437

Se todo mundo que fuma arguile fuma 100 cigarros por hora , eram pra estar todos mortos de insuficiencia respiratoria.

Nenhum meio de informacao ira soltar uma materia que fale bem de produtos feitos de tabacco. Explicar com numeros as vezes mais atrapalha do que ajuda . Mas esta longe do efeito de 100 cigarros

Quando vc vai numa baladinha , e passa a noite toda respirando fumaca daquelas maquinas de balada . Essa fumaca equivale a pelo menos 1000 cigarros(Em volume de fumaça apenas). Mas qualidade da fumaca e muito diferente a de 1000 cigarros. nao e?

Arguile faz mal , e muito. Mas a midia exagera , para criar medo. E eu concordo com ela. Chega de modinha , quem quiser saber mais sobre arguile , que pesquise.

Responder

Comentário por yara
23 de abril de 2011 às 0h05

eu usoo de tudo um poucoo

Responder

Comentário por Maria
12 de maio de 2011 às 23h09

Prefiro crack !

Responder

Trackback por Vitor Malagutti
18 de maio de 2011 às 4h04

para todos q acham q narguille 'e fica na malandragem! http://oesquema.com.br/olhometro/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/

Comentário por giovanna hey
23 de maio de 2011 às 23h51

vai se farra bando de idiota fica ai com medinho de fuma naguile dai fika inventando merda.
CONTA ESSA PRA OUTRO!!!!!!!!!!!!
se fosse assim todo mundo que fuma narguis tava morto!

Responder

Comentário por giovanna hey
23 de maio de 2011 às 23h53

uma sessao de narguis equivale a 100 cigarros hahahahahahahahahahahaha!!!

Responder

Comentário por victor
28 de maio de 2011 às 16h55

parabéns cara! belo texto, gostei mesmo (com certa carga de exagero, mas ta valendo)

Responder

Trackback por Leonardo Freitas
30 de maio de 2011 às 13h34

Post novo no olhometro sobre narguile. O melhor sao os coment http://oesquema.com.br/olhometro/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/

Comentário por Fumemos
1 de junho de 2011 às 22h16

lol quem ta afim de da uma fumada?? vcs tão ai discutindo iquanto tão perdendo tempo em dar uma Fumada legau.. :O vlw seus doido

Responder

Trackback por Sub 182 (F)
8 de junho de 2011 às 17h19

@seghese http://t.co/s0jZkaj eh malandrão cuidado se nao o câncer vai comer sorta

Trackback por Sub 182 (F)
8 de junho de 2011 às 17h20

@seghese http://t.co/s0jZkaj eh malandrao.. Cuidado se não o câcer vai come sorta

Comentário por kaiu
29 de junho de 2011 às 19h42

nossa mano nada a ve fumar narguilemuinto fais mal soque tragando mais se voce nao traga e igual a inalar uma fumassa com gostos muinto bom assende um carvao kkkkkkkkkkkk

Responder

Comentário por bete
19 de julho de 2011 às 17h03

gente vcs são muito ignorante quando dizem que não faz mal etc vcs estão constestando seus burros a OMS ou seja que sabem um pouco mais dq vcs não acham? Mas se querem continuar fumando ai já era esperado desta geração sem a minima noção do certo e errado e tão sem sentido na vida!!!

Responder

Comentário por tiago
20 de julho de 2011 às 15h48

Eu tenho varios narguile so fumo em casa e nos bares pra relaxar,odeio cigarro pelo gosto.sei que faz mal ,mas tem gente que gosta,deixa as pessoas fazerem oque gosta voce pode tomar 1 tiro amanha e morreu fazendo as coisas certinhas da mamae ou pode curtir a vida e morrer daqui ha 90 anos ,nunca se sabe.oque achei errado voce comentando sobre esses “moleques“ ,so porque seus olhos viram uma coisa anormal nem mexeram com voce nem soltaram fumaca na sua cara,imagina te chamarem de vaca,biscate,vadia so por causa que nao gostaram de ver uma coisa diferente em voce

Responder

Comentário por cactuscola
21 de julho de 2011 às 1h50

ah vá narguile faz mal mesmo, tá…. Mas tomar cachaça tbm faz, um monte de gente se entupindo de lache do macdonalds, um futuro cheio de gente gorda, comer picanha com gordura faz mal tbm, uma dieta rica em açucar tá levando um monte de gente a ser diabético. Faça a sua escolha! E vc vai morre de quê?

Responder

Trackback por André Yudi
25 de julho de 2011 às 21h21

para quem se acha malandro e "macho" quando está fumando Narguilé http://t.co/KkQD86s

Trackback por Othon Pantoja
27 de julho de 2011 às 11h58

Aos 'espertinhos' que acham que o uso de narguilé é descolado http://oesquema.com.br/olhometro/2009/02/03/narguile-100-cigarros-e-a-malandragem-juvenil/

Trackback por Matheus A. Batista
27 de julho de 2011 às 15h15

http://t.co/09eCWZp

Comentário por Dabir
30 de julho de 2011 às 22h33

nao bem assim como falam, ridiculo seu post, ngm deve te criticar pelo o que vc faz, entao nao critique os outros, acredita em tudo o que a midia e a internet falam, pensamento bem ignorante o seu em
antes de falar de alguem olhe pra vc e veja quem vc é

Responder

Comentário por lezinha
27 de setembro de 2011 às 20h55

Ridículo é o comentário do amigo aí. Narguile faz mal sim! Mas já que vc é tão esperto achando isso coisa de ignorante, então continue fumando essa porcaria e depois não venha chorar quando tiver um câncer ou coisa bem pior. Boa sorte,” o inteligência”!!!!

Responder

Comentário por Lilaah
21 de outubro de 2011 às 22h30

Vc diz isso pq ainda não experimentou nada. Vc é outra sem noção!
Pq ao invés de se preocupar com os fumantes vc não vai organizar um protesto para acabar com os políticos corruptos?

Gente hipócrita é tenso.

Responder

Comentário por mary jane
17 de abril de 2013 às 3h48

falou bonito

Responder

Comentário por Lilaah
21 de outubro de 2011 às 22h28

É bom substituir a essência por maconha, nossa, aí fica mto foda!

Responder

Comentário por dalva maria braga de lima
6 de novembro de 2011 às 20h00

pode coloca outras coisa no luga do das coisas do sigarro

Responder

Comentário por Robsn
8 de novembro de 2011 às 2h06

Cara realmente informativo , eu procurei e acabei caindo aqui…
mas poxa uma coisa que é realidade : Quem não fuma e até tbm qm não bébe, nao respeita qm
fuma e bébe vice-versa, a pior coisa é seus amigos, ou pessoas que você nem conhece sabe? Vem
até você e te chama de idiota, retardado pq vc fuma dai vc entra com o argumento da bebida, dentro outros e o filho da p### fala que são duas coisas diferentes.
Amigo , eu fumo por livre arbítrio ,vontade própria: Eu fumei , eu morrerei, agora me diga:
AONDE VC ENTRA NESTE CONTEXTO? sem querer ser chato mais chegar no final
e falar (eu te disse) – vc irá sentir melhor? superior? (me avisou, chingou, criticou pq queria me proteger?)
Vc não é minha mãe camarada.
faça um favor para mim e para o próximo ,olhe os dois lado da moeda e guarde seus comentarios para si mesmo.

Responder

Comentário por Le
16 de novembro de 2011 às 18h43

o camarada, 1 hra de narguilhe pode ate fazer tanto mal assim, mais quem pita narguilhe nao fica 1 hra direto fumando sem parar, narguilhe em comparacao ao cigarro, cigarro a pessoa fumante fuma o dia inteiro, nao tem hra e nem lugar, o narguilhe nao, totalmente diferente .. Deus deu uma vida pra cada um, se cada um fizesse sua parte e cuidasse da sua, nao teria esses problemas, concordo com a Lilaah substitui a essencia por maconha, maconha é natural. _(_

Responder

Comentário por Platão
18 de dezembro de 2011 às 16h54

Seu preconceito, sua hipocrisia e sua ignorância faz desse texto um lixo mas, como tudo na vida tem um lado bom e um ruim, não podemos de salientar que as essências utilizadas no narguilé também prejudicam a saúde como citado no texto. É válido lembrar que a UnB não é isenta de pesquisadores ruins, o artigo usado como fundamentação teórica pela autora tem vários erros metodológicos fazendo assim uma comparação sem nenhum parâmetro coerente.
O que é certo, é que fumar faz mal à saúde mas, cabe a cada um de nós decidirmos o vamos fazer de nossas vidas e como vamos fazer.
99% das vezes seguimos esse modismo tão criticado e 1% das vezes quando não seguimos, nos damos o direito de criticar quem a segui.

Responder

Comentário por vitao
21 de dezembro de 2011 às 16h29

ai vai se lasca se nao gosta foda se toma conta da sua vida e dexa nois queima ate a ultima ponta qm nao tem oq faze vem aqui enche o saco vai caça uma obra caralho

Responder

Comentário por RN
26 de janeiro de 2012 às 15h37

Ow my GOOOOOD onde eu compto um desses queeeee lindooooooooo

Responder

Comentário por joao carlos
29 de janeiro de 2012 às 4h41

É meio sem noção! isso não é costume brasileiro! sejam nacionalistas! vai chupá chimarrão molecada ja que é pra chupá alguma coisa pra ficar bonito! o chimarrão é bem mais legal e é portátil!

Responder

Comentário por Ninguem
31 de janeiro de 2012 às 0h48

PORQUE VOCES NÃO CUIDAM DA SUA VIDA E PROCUREM SABER MAIS SOBRE ARGUILE ? ISSO É UMA MENTIRA, SOU FUMANTE DE ARGUILE E ARGUILE NÃO FAZ TUDO ISSO DE MAL, ELE NÃO TEM 4.700 SUBSTANCIAS TOXICAS IGUAL O CIGARRO

Responder

Comentário por Luara
31 de janeiro de 2012 às 18h26

Acho que tô meio atrasada para fazer um comentário mas ok…
Adorei o texto, é muito bem escrito mas para ser sincera achei um tanto radical e por isso não concordo.

Sendo apenas uma modinha ou não acho que cada um tem o direito de fazer aquilo que lhe dá prazer e pronto.
Não há uma verdade universal cada um tem seu ponto de vista. Se pra um o copo está meio vazio o outro enxerga o mesmo copo meio cheio. É uma questão de ponto de vista. Acho meio exagerado e até agressivo dizer que o tal carinha é idiota por que carregava um narguile aceso na rua. Suas palavras “e o idiota tava carregando um negócio desse, gigante, na mão. Fumando enquanto caminhava, ele e os colega. Claramente, eles achavam isso muito legal”.
Note que, da mesma forma, se um vegetariano te encontrar na rua com um espetinho de carne na mão você corre o risco de de receber o mesmo pouco cordial – para não dizer grosseiro mesmo.

Como você se sentiria sendo acusada e julgada pelo prazer que escolheu?
Sou a favor de que todos possam dar sua opinião mas sem tentar ridicularizar a opinião do outro.

Responder

Comentário por olhometro
6 de fevereiro de 2012 às 14h15

Na real, Luara, concordo com você.
A gente muda bastante em três anos. Eu não escreveria um post desse hoje em dia ;)

Em todo caso, é isso aí.

Responder

Comentário por Paulo Schulz
9 de fevereiro de 2012 às 14h12

Eu acho assim, cada um fuma o que quiser, eu fumo cigarro todo dia e narguile de fds, e sou feliz, e vcs ficam discutindo o quanto de fumaça EU inalo, o que é um problema meu ! então, vão procurar o que fazer, cada um sabe o que faz com a sua vida !

Responder

Comentário por Mateus
10 de fevereiro de 2012 às 16h20

Experimenta cada um cuidar da sua vida, se uma pessoa carrega um narguile pequeno ou grande na rua, não é problema seu…vc tbm tem o direito não é obrigado a frequentar os msms lugares q aquela pessoa… se for pra acontecer alguma coisa com aquela pessoa vai acontecer com ela e não com vc… sabe porque um tartaruga vive mais de 100 anos pke ela so cuida da vida dela…

Responder

Comentário por Vinicius
10 de março de 2012 às 18h30

Tenho 16 anos, farei 17 em julho e não tenho problema nenhum em dizer que fumo narguile. As pessoas tem que parar de tornar geral, a idéia de que só porque é menor de idade, é idiota fumante mirim que quer pagar de “pá”. “Ah, mas é contra a lei.” Foda-se, aposto que muitos de vocês maiores de idade infrigem a lei desde andando acima do limite até andando de carro após tomar uma “brejinha”. Estou errado? Acho que não.
Realmente é imbecil sair andando por aí com um vaso enorme, mas aposto que tem muito marmanjo fazendo o mesmo.

Responder

Comentário por anonimo
20 de março de 2012 às 15h49

vc é um otario..q fez esse post……….narguile é cultura……é paz……tranquiliza……..agent fuma….asssumindo os riscos…..pq vc nao fala…..q o açucar q consumimos faz tao mal quanto cigarro….ou sobre os refrigerantes…..nao…..issso ninguem comenta…..issso nao faz malll…..mas quando é o narguile vem a condenação……aaa para……narguile é cultura……e paz…..tenho a minha e sepre fumo d manha e d tard……….nao ponha a culpa d tudo no narguile….existem outros fatores…..nocivos pra serem avaliados

Responder

Comentário por Preto
26 de março de 2012 às 13h39

Faz o seguinte compra um gato e cuida das sete vidas dele. Isso não muda caráter.

Responder

Comentário por caique
29 de março de 2012 às 20h42

calas suas boca !! eu tenho 15 anos .fodasse carai e nois q ta fumando.nois fuma pq nois q nois sabe os risco poha

Responder

Comentário por julio
2 de abril de 2012 às 21h15

Não sou a favor e nem contra o uso disso ou aquilo, já fumei narguile e cigarro por curiosidade e posso afirmar que cigarro não é a mesma coisa que narguile quer vcs acreditem ou não. O cigarro fede muito sem falar que não tem graça nenhuma em fumar ao contrario do narguile que é aromatizado e da tipo de uma brizinha.

Responder

Comentário por jonatan
29 de abril de 2012 às 1h20

A sociedade se preocupa demais tentando ensinar uma coisa “Óbvia” e como ela fala… o tom de periculosidade, como se fosse algo absurdo! não sou a favor… e detesto qualquer tipo de fumaça… So que o dinheiro que gastam em campanhas como essa… podia encher muita barriga vazia nesse brasil… ao invés de tentar colocar numa cabeça decidida que algo faz mal, é como discutir religião! manera né brasil!

Responder

Comentário por Rafa
23 de maio de 2012 às 0h46

Meu pai NUNCA fumou, NUNCA bebeu (ele bebia um copo de cerveja preta no Natal), não toma refrigerante nem que a vaca tussa (sangue, rs!), todo natureba, óleo de canola na comida, carne vermelha o mínimo, come muito peixe e carne branca … sem frituras … não comia açúcar … só a natural da banana dizia ele, sem ovo frito, só cozido!!!! Ele tem aproximadamente 11% de gordura corporal, 65 anos e está sofrendo de um quadro de demência … ele não conecta nada com nada … há um início de Parkinson também. Ele viaja na maionese o dia todo, fala que vai fazer um calço pra colocar nas máquinas da empresa e que depois vai trabalhar no méxico (ele é aposentado desde 1997). Aí vem os médicos e dizem que é genético (não há ninguém em gerações que tenha Parkinson na família) …
Quem garante que exatamente por ele não ter sido exposto a algumas substâncias “nocivas” é a verdadeira causa de ele estar doente hoje? Quer dizer que as caraterísticas fenotípicas não contam??? O Pai dele sempre fumou picadão (cigarro de palha) e viveu até 85 anos com saúde de ferro … morreu dormindo. A vó tem 90 anos já … tá viva até hoje. Come carne de porco, feijoada, linguiça frita é totalmente sã … adora TUBAÍNA ela diz que tá fazendo hora extra na terra e vai aproveitar até o final. O hobby dela é loteria e megasena … quer deixar os filhos e netos bem. Não vai ser o caso do meu pai (filho dela) … tão novo e não consegue se limpar e nem tomar banho sozinho.

Responder

Comentário por lucas
7 de agosto de 2012 às 7h39

Falo tudo e fikei mt chateado pelo seu pai as vezes nois se preocupa tanto com saude e acaba morrendo mais cedo q mt gente q ta nem ai….
Quero q se foda eu fumo narga mesmo e seu post é uma bosta vc que compara cigarro com narguile é mt ignorancia da sua parte quantas pessoas ja vi morre pelo cigarro e ate hj nunca vi ninguem morre por causa do narga entao antes de fala bosta pense,…. tanta corupsao nessa porra de pais ,descriminaçao,gente passano fome e vcs q gasta seus tempo falando sobre uma coisa q nao vai adianta nada

Responder

Comentário por Marcos
10 de julho de 2012 às 5h18

Olá! Sei que o artigo é um pouco antigo, mas por favor, se puderem dar uma olhada no artigo publicado pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia – que, incrível, não foi tão publicado pela mídia – com título “O uso de narguilé mantém pesquisadores no País das Maravilhas”. Tirem suas próprias conclusões.

Segue link: http://www.jornaldepneumologia.com.br/portugues/artigo_detalhes.asp?id=1437

Responder

Comentário por vida loka
10 de agosto de 2012 às 0h01

fuma naguile e só pra quem e zika karaiiiiiiiiiiiiiiii
e luxariiiiiiiiiiiiia pra nois ja que vxs não sabeeeeee

Responder

Comentário por douglas
6 de janeiro de 2013 às 2h00

quias sao as fontes , isso vc tiro da sua cabeça, eu so a favor do arguile, e se tiver algun filha da puta qe acha qe arguile e mesma coisas qe um cigarro ou melhor 100 cigaros , eu qero qe vc filha da puta morra quimado , eu posso dizer qe eu sou igual a 50 de vc , se vc concordar esta errado , se discordar esta errado , simplismente pq vc nao sabe em qal aspecto ,intao para de basear seus conceitos em alguma matiria qe vc vio nas grandes midias,poruqe vc nao percebeu mais vc ta sendo manilpulado , ja qe o consumo de cigarro movineta algund dos maiores cetores do governo , o tabagismo e a saude, o arguile e bem menos malefico ao organismo , so qe o governo qer cegar voce , para vc fumar cigarro qe contem mais de 4.700 subistancias sendo todas maleficas e o fumo de arguile contem 4 sendo elas ,folha de tabaco , mel glicerina e talos ou pedasços da fruta (qe da o sabor qe vc quiser a essesncia)intao vai tomar nos eu cu pesquisa com alguem qe fuma arguile ele vai te responder todas as suas duvidas

Responder

Comentário por Nao te enteressa
29 de janeiro de 2013 às 21h57

Vai se fude, eu fumo narguile mesmo e que se foda, a vida é minha e eu faço oq eu quiser seu otario, para de quere tenta muda o mundo com esses textos idiotas, nigm é obrigado a viver igual a todo mundo, se eu to fumando 100000 de cigarros ao mesmo tempo, o problema é meu, a vida é minha, e nada disso tem a ver com vc, entao, CUIDA DA SUA VIDA SEU ZÉ PORVA

Responder

Comentário por ze ruela
9 de março de 2013 às 20h42

ta bom agt deixa eu ir ali fazer uma sopa pa noia

Responder

Comentário por Érico matos
9 de abril de 2013 às 0h47

karai porra, eu fumo essa merda memo,fais mal o karai,fumar 1 ves no mes ou na semana nun acontece porra de nada e melhor fumar narguile do que fuma folha maluca,crak,bafora lança,cheira um pozinho da alegria,vão tudo se fude seus fdp,esse velho ai aposto q quando ele era joven fumava e logo um carutão de fumo q nen a minha avó te 75 anos fuma a 50 anos e consegue subir em arvore,vão se fude!!!!!!

Responder

Comentário por mariy jane
17 de abril de 2013 às 3h46

bando de alienados.. apenas a sociedade querendo fuder com a mente de vcs

Responder

Comentário por Fernando
29 de abril de 2013 às 17h24

Para os ignorantes de plantão, isso é uma cultura, que infelizmente virou modinha, agora falar que 1 hora de fumo equivale a 100 cigarros, está se referindo em m³ de fumaça, porem os componentes presentes na tabaco são 1000x menor do que em 1 cigarro…..vão estudar e se informar um pouco, e não acreditar em qualquer porcaria q passa…..

Responder

Comentário por Leonardo
8 de julho de 2013 às 14h17

Falou, falou e falou e não falou porra nenhuma, no fim você fica se doendo por um mlk que aparentemente tinha 16 anos ? Pagar as contas dele você não quer não né ? Tem que se doer se esse mlk for o seu filho, você nem o conhecia, ” seja macho. Compre 5 maços de cigarro e fume-os em uma hora. ” Se isso é ser macho pra você, meus parabéns ! Fumo narguile há anos, não coloco um cigarro na boca, narguile é COMPLETAMENTE diferente do cigarro, seja no gosto, nas substâncias, babacas que nem vocês ALIENADOS, que acreditam em tudo que os outros falam e vem querer mudar a vida dos outros postando essas ” groselhas “. Acha mesmo que quem realmente gosta de narguile vai parar de fumar por causa desse texto medíocre ? Se quer fazer bem ao próximo faça uma boa ação com quem realmente precisa, doando alimentos, roupas, etc.

Responder

Comentário por silvana mendonça demeis
22 de julho de 2013 às 3h16

Nem narguile , nem cigarro … nem droga nenhuma ! quando estas merdas chegam perto do filho da gente é que tudo parece estar perdido !!só a familia estabilizada , unida e com muita persistencia , paciencia e dialogo é que pode ter esperança em não perder um filho para a ‘TURMINHA DE BACANAS , BABACAS , QUE NÃO SABEM NADA DA VIDA E QUE NESTA IDADE DE ADOLESCENCIA “VIRAM” OS SUPER HEROIS E CREEM QUE NADA VAI LHES ATINGIR !!!!!!!!!!!
ESTA MERDA DE ARGUILE TAMBEM TEM QUE ENTRAR NA LISTA DE DROGAS ILICITAS .

Responder

Comentário por obrigatorio
1 de agosto de 2013 às 6h47

n curto essas parada de narguile e nem cigarro, prefiro meu baseado que eu mesmo planto.

Responder

Comentário por Yuri
20 de agosto de 2013 às 21h46

Bom, é um post interessante e põe em mesa mesmo a opção de cada um em usar ou não Narguile ou Cigarro.

Bom, como bom usuário do Narguile, tenho meus argumentos a zelar como o fato do Narguile conter 0,05% de Nicotina e 0,00% de Alcatrão (Que é o que realmente ferra com o Pulmão, deixando-o podre), e o cigarro conter mais de 4.000 substâncias tóxicas incluindo o alcatrão, e tudo isso pode se obter lendo a tabela que vem atrás dos maços…

O outro fato é que eles comparam os 100 cigarros e 1 sessão de narguile com a quantidade “litros de fumaça inalados”, e não suas toxinas. Outro fato interessante que não é levado em questão é a famosa “tragada”, você não solta tanta fumaça com o cigarro pois o cigarro foi feito para se tragar e o narguile não. O que fode com seu pulmão é segurar aquela fumaça suja e poluida dentro dele.

Narguile é uma tradição antiga, coisa de 500 anos ou mais para trás, Não é e nunca será pior ou igual a um cigarro. Pessoas que estão com gripe ou com a garganta inflamada, fumam o narguile e se sentem aliviados pelo fato da umidade na fumaça por causa da água que é contida na base do narguile.

Mas não sejamos idiotas, narguile não faz mal? Claro que faz assim como toda coisa faz em excesso. Tragar a fumaça do narguile, ou fumar por muito tempo sem respirar corretamente, ou inserir substâncias no fornilho ou na base como maconha ou bebidas alcolicas te trazem um mal estar danado ao fumar.

Narguile é uma arte, é toda uma cultura, nessa resposta eu coloquei em evidência benefícios, prejuízos e os fatos que fazem do narguile ser um ‘herói’ perto do ‘vilão’ cigarro, uma boa noite e um abraço meus queridos!

Responder

Comentário por Gutto Lopes
30 de outubro de 2013 às 8h56

Você disse tudo nesse seu comentário, Yuri.
Penso, primeiramente, que rola muita hipocrisia e falta de informação no que as pessoas explanam em relação ao narguile. Uma pessoa aí falou que o narguile também deve ser proíbido e ser considerado ilícito. Eu tenho minha opinião a respeito disso e, pra quem quer saber, sou totalmente contra o que essa senhora disse. Existem tantas coisas que fazem muito estrago na vida dos jovens e que não são marginalizados como deveriam ser, mas ninguém se importa porque não convém. Por que o álcool não é proibido?? Um estudo feito pela Agência da ONU em 2007 levantou que o álcool foi responsável por 3,7% das mortes no mundo. Quantitativamente falando, pelo menos 2,3 milhões de pessoas morreram, direta ou indiretamente, por causa do álcool.
E o cigarro, que é o parâmetro de comparação desse post, por que não é proibido?? Estudo realizado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), http://actbr.org.br/, aponta que o cigarro mata 350 pessoas diariamente no Brasil e 10 mil em todo o mundo. Mas ainda assim, por que essas duas drogas que matam muitos e viciam outros tantos não sofrem com vetos e proibições??? Porque arrecadam muito. Os impostos que cobrados sobre esses artigos são muito altos, sendo assim de interesse do governo em mantê-los na ativa, já que a procura também é grande. Para se ter noção:
whisky – 61,22%
Chope – 62,20%
Vodka – 81,52%
Cachaça – 81,87%
Cigarro – 80,42%
Alguém acha que o governo vai proibir a venda desses produtos que são uma mina de ouro onde eles podem roubar a vontade??
Mas, enfim, esse é outro assunto. O fato é que estão falando muito dos supostos malefícios que o narguile fala e muitos dos que o fazem são consumidores de pelo menos um desses outros produtos que matam e prejudicam infinitamente mais que o narguile.
Já virou jargão se dizer: “Uma sessão de narguile equivale a 100 cigarros”. Aonde você viu isso? Tenho certeza que menos de 1 em cada 500 pessoas que dizem isso ouviram alguém dizer ou leu isso em algum site da mídia alienada. Mas quantas pessoas realmente leram isso de fontes confiáveis, de estudos verdadeiros?? A verdade é que o narguile faz mal sim, pois aonde já se viu alguém inalar fumaça e isso não lhe fazer mal? No entanto as coisas que se dizem a respeito devem ter base. O cigarro é composto por mais de 4500 substâncias, sendo a maioria delas causadora de dependência e cancerígenas. Podemos citar duas das mais relevantes que são a nicotina, que causa a dependência, e o alcatrão, altamente cancerígeno. A concentração de nicotina em cada cigarro é 10mg. No entanto, diz-se que é absorvido apenas de 1 a 2mg. Em cada carteira contém 20 cigarros, totalizando 10 a 20mg de nicotina por carteira de cigarro. Uma caixa padrão de essência para narguile contém 50g que é composta de tabaco, melaço de açúcar, glicerina e e aromatizantes, contendo 0,05% a 0,5% de nicotina, ou seja, de 0,025mg a 0,25mg de nicotina na caixa inteira. Uma única pessoa não consegue fumar sozinha uma caixa inteira de essência de uma só vez, mas considerando-se que consiga, a quantidade absorvida de nicotina por essa pessoa seria de no máximo 0,25mg de nicotina. Diz-se ainda que uma dose letal de nicotina é de 0,4 a 0,6mg de nicotina por kg, ou seja, se uma pessoa com 70kg inalar entre 28 e 42mg de nicotina morre. 100 cigarros contem de 100 a 200mg de nicotina, seria capaz de alguém fumar 100 cigarros em 1 hora (tempo estimado de uma sessão de narguile)??? Lembrando ainda que existem no mercado essências livres de nicotina. Simplificando, o cigarro contém mais de 4500 componentes nocivos à saúde, entre eles a nicotina e o alcatrão, que vicía e causa câncer, enquanto o narguile contém apenas 4 substâncias, sendo apenas apenas que apenas duas delas podem causar dano à saude, porém em quantidade cerca de 97,5% menor que no cigarro e não contém alcatrão.
Enfatizando, meu intuito ao escrever esse comentário, não é dizer que fumar narguile é saudável, mas deixar claro que não se pode comparar narguile com cigarro.

Responder

Comentário por Noia
26 de agosto de 2013 às 21h20

Maaano Paaaa Vooocês Q Crittica Qeeeem Fuuma Naaarguillhe .Vaaaaaai Um FODA-SE . Aaaa Viida eee Dii Qeeeeem Caaaarai .. Cuuida Maaaaais Da Suuua Viida . Naaaaarguille Goooooostto Paaaa Caaarai.. Eeee Noooois

Responder

Comentário por mitch
27 de agosto de 2013 às 3h44

Na minha opinião, vocês deveriam baixar a bola um pouco. Porque nao realidade, nao passam de um bando de hipocritas que nao sabem nada a respeito de arguile. Deveriam respeitar quem fuma, pois o arguile faz parte da cultura de muitos paises. Nao sei qual a sua moral para chamar de babaca, um rapaz, so porque ele estava fumando arguile. Se liga, e vai cuidar da sua vida. Ninguem pediu pra voce fazer esse post, se voce nao gosta, guarda pra si. Ninguem ta afim de saber. E muito menos ver voce denegrindo a imagem das pessoas.

Responder

Comentário por Lucas Novaes
7 de dezembro de 2013 às 15h52

Estude um pouco antes de fazer um artigo sem fundamento científico nenhum.

Responder

Comentário por Mayck
28 de dezembro de 2013 às 14h40

Nunca li uma matéria tão bosta preconceituosa e sem fundamentos igual essa… Babaca e a pessoa que escreveu

Responder

Deixe um comentário