OEsquema

Uma análise da Season Finale de Lost por alguém que está provavelmente tão confuso quanto você

Eu evitei falar sobre Lost por muito tempo, porque é um post segregador. Nem todo mundo vê a série, nem todo mundo está no mesmo episódio que estou. Mas o fim da 5ª temporada me deu algumas dúvidas e muitas certezas, certezas que eu não vi ninguém mais comentar. Se você não vê Lost ou vê mas ainda não viu o último episódio da 5ª temporada, não leia o texto abaixo. Vou dar alternativas pra todos os gostos e perfis:

Avisado? Ok.

Spoilers TENSOS a partir daqui.

Seguinte. Eu sempre achei que Lost fosse seguir as leis da física, no geral. Não há distorções, se você estudar um pouquinho de física quântica (eu sei muito pouco). Conceitualmente, buracos de minhoca e os paradoxos que as viagens no tempo são capazes de criar sempre foram muito bem retratados no plot da série. Tem até referência a teoria das cordas. Eu sempre achei os caras geniais por isso – um plot enroladíssimo, com conceitos complicados, sem que no geral se pudesse apontar uma falha sequer.

Claro que isso, por um lado, é porque eles não responderam muitas coisas. Quando responderem, poderemos ver se houve falhas ou não. Mas divago. A questão é que minha teoria em Lost se baseava na seguinte premissa – o que aconteceu aconteceu. Ponto. Não há como explodir uma bomba que impeça o avião de cair, porque se o avião não cair, os Losties não estariam ali explodindo a bomba pra que ele não caísse. O tempo é uma linha contínua.

A não ser que consideremos a teoria dos universos paralelos. De qualquer forma, o último episódio, que deixa claro que a série é sobre bem x mal, livre arbítrio x destino, fé x ciência, me fez ver que Lost não está seguindo a regra que eu achei que estivesse – o que aconteceu pode não ter acontecido. Você sempre tem a escolha. Jacob repetiu isso muitas vezes.

Porque eu digo isso? Ok, está claro pra mim que, de certa forma, o incidente que Jack tentou evitar é exatamente o incidente que ele causou. Isso fica óbvio quando o Dr. Chang tem a mão machucada.

Mas o anti-Jacob, que certamente estava representado como Locke por causa das referências iniciais e finais ao ‘Loophole’, (deveríamos ter dado ouvidos às declarações dos produtores, que disseram que em Lost, quem está morto está morto), precisou intervir nesse suposto LIVRE-ARBÍTRIO para que Locke pudesse estar morto. Então HÁ A POSSIBILIDADE DE MUDAR. Explico.

O anti-Jacob foi quem disse a Richard pra que orientasse Locke (o de verdade) a voltar pra ilha e morrer por isso. Assim, o anti-Jacob garantiu que seus planos fossem cumpridos, porque aparentemente ele só pode ‘incorporar’ gente que já morreu (aí, têm referências às divindades egípcias do mundo inferior). Se ele não tivesse feito isso, haveria um futuro paralelo, em que algo diferente aconteceria. Ou não, mas acho que consegui provar o ponto.

Se o anti-Jacob manipulou uma pessoa comum pra que ela interferisse num ato do passado para causar uma ação futura, então qualquer um pode. Lembre-se que quem interferiu foi Alpert, e não o anti-Jacob ele mesmo, ou seja, ele não pode se envolver, mas sempre pode manipular alguém para fazer o que ele quer que aconteça.

Mas Jacob, parece, teria como saber o que aconteceria. Ele foi quem arquitetou, de certa forma, a volta de alguns dos Losties pra ilha. Ele estava sempre lá. Tipo o careca de Fringe. Ou o Linderman, de Heroes.

No geral, o que temos: duas divindades, uma representando o bem – provavelmente Jacob – e outra o mal, que é o moço de preto do início do episódio, e provavelmente o monstro de fumaça, e o Locke de volta à ilha. Jacob acredita nos homens. Acredita que no fim sai algo bom deles. O outro, não. E eles ficam brincando de provar um pro outro seu ponto. 

Sinceramente, não sei o que significa a morte de Jacob, porque acho que não existe, com Jacob e anti-Jacob, a morte literal, do corpo físico. Se eu fosse chutar, diria que a ilha é análoga a um graaande campo de xadrez, em que os dois ficam brincando de mostrar um pro outro quem tá certo e quem tá errado. Os dois estão na luta pelo controle dos ‘experimentos’ na ilha há milhões de anos; quando um consegue manipular o ser-humano pra vencer o argumento do outro, game0-over pro que foi destruído, ele sai do controle da ilha e no lugar dele entra o outro cara, que fica lá brincando com os peões atééé ser derrubado pelo outro fulano. Tipo um jogo eterno, em que dá um game-over e aí o fulano perde a vez, mas tem vidas infinitas.

Hum… alguém assistiu Constantine?

E pros que duvidavam que esse plot estava arquitetado desde o início, refresquemos a memória com uma cena que, agora, faz todo o sentido do mundo:

Não sou dessas especialistas em cultura pop. Tem muita coisa velha e legal, tipo Arquivo X, Twilight Zone e Twin Peaks, que não vivi e só vi depois de crescida. Mas a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter – a referência em tramas desse tipo mais próxima da minha geração, por isso mencionei o ponto anterior.

Em Lost, como em Harry Potter, está tudo lá, sempre esteve – o início, o meio e o fim. Nós é que não estamos vendo as coisas na ordem. No fim, quando o quebra-cabeça estiver montadinho, veremos que não faltará quase nenhuma peça. As pessoas pensavam nos acontecimento da 5ª temporada como fatos que alterariam o futuro que já tínhamos visto, mas a gente só viu a coisa fora de ordem. Se você ordenar, está quase tudo ali.

Quase. Porque parece que dá pra mudar as coisas. Talvez, e só talvez, anti-Jacob ter interferido na linha do tempo (orientando Alpert pra que ele falasse que o Locke deveria morrer) pode ter gerado um futuro paralelo em que ele, o Anti-Jacob, se ferra. Ou não.

Chutar o que acontece na última temporada? Não faço idéia. Mas existe redenção ali. Existe redenção de Jack, o cara que era pura ciência e virou pura fé; existe redenção de Kate, que não se importava em tirar uma vida se fosse necessário e acabou disposta a se sacrificar pra não deixar que nenhuma vida fosse perdida; existe redenção de Sawyer, um cara que vivia uma mentira na verdade e depois foi viver uma verdade, ainda que na mentira. E tem Hurley, o cara que pode falar com os mortos; tem Walt (Waaaaaaaaaaaalt); tem Sayid baleado, e Desmond, ao qual as regras não se aplicam.

Agora, só em 2010. Sorte que o fim do mundo tá marcado pra 2012.

30 Comentários
por: olhometro postado em: Ciência, Entretenimento, Há mais entre o céu..., Internet, Pop, Séries, TV tags: , , , , , ,

30 Comentários

Trackback por Ana Freitas
15 de maio de 2009 às 18h16

Agora, no Olhômetro, meu bloguxo: Análise da season finale de Lost por alguém que tá tão perdido qto vc http://tinyurl.com/p59eyq

Comentário por César
15 de maio de 2009 às 18h23

>>Mas a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
>>a trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
>>trama de Lost me lembra algo em Harry Potter
>>Lost me lembra algo em Harry Potter
>>me lembra algo em Harry Potter
>>algo em Harry Potter
>>Harry Potter

Responder

Comentário por Ana Freitas
15 de maio de 2009 às 18h31

http://www.avclub.com/articles/losts-damon-lindelof-and-carlton-cuse,14231/
Ctrl+F Harry Potter.
Abs.

Responder

Comentário por César
15 de maio de 2009 às 21h39

Era pra justificar? :B

Responder

Comentário por Fã nº 1
15 de maio de 2009 às 18h53

Que doido isso…..

Responder

Comentário por Bosco
15 de maio de 2009 às 21h18

Fiquei mais perdido que cego em tiroteio…

Responder

Trackback por aoeblogs
15 de maio de 2009 às 22h26

Se liga: Uma análise da Season Finale de Lost por alguém que está provavelmente tão confuso quanto você http://tinyurl.com/r7834v

Trackback por Daniel A. Fernandes
16 de maio de 2009 às 2h03

A @ana_freitas tá tão perdida quanto a gente: http://migre.me/1cOs :) Bem bom

Comentário por Nathália
16 de maio de 2009 às 2h20

cheguei à conclusão de que para entender Lost, preciso voltar ao começo. fiquei com uma birra da série de uns tempos pra cá que vejo todos os episódios só pra ver o Matthew Fox. ou seja, não presto atenção.

mas disso sei: toda essa coisa de viagem no tempo cansou. desde que entrou na trama, a coisa toda desandou.

e que venha 2010.

Responder

Comentário por Carlos
16 de maio de 2009 às 2h42

caraca, muito loco esse ultimo episódio… eu tbm acho que eles que causaram td… não sei se vc’s estão lembrados mais… qnd os “lost’s” caem na ilha pela primeira vez, o hurley acha uma kombi da Dharma… nesta kombi existe um esqueleto cujo o nome no uniforme é do HORACE(lider dos dharma)… até ai td bem, POREM, neste ultimo episodio, vc’s repararam que o SAID e o Jack pegaram as roupas do HORACE para passar despercebidos em meio a confusão?? pensando nisso, é certeza que tudo akilo já tinha acontecido antes, td se encaixa, o SAID estava na kombi (baleado) e ali mesmo acabou morrendo… a unica coisa que não se encaixa nessa teoria é a parte da bomba, pq se a bomba explodiu realmente, não sobraria NADA… outro fato curioso é… a bomba realmente explodiu???, pq não sei se vc’s recordam mas, qnd o Jacob estava “morrendo” ele falou para o anti-Jacob: “eles estão chegando…” e logo depois apareceu a cena em que a bomba supostamente explode… eu acho que naquele momento eles viajaram no tempo(novidade ¬_¬) pq se pareceu com os clarões que eles tinham….

enfim, estou mais do que ancioso para que a série volte logo, com o já merecido final que todos esperam!!!!

e só para constar… “Ainda bem que o fim do mundo tá marcado só para 2012″ [2] XD

Responder

Comentário por Eric Prieto
16 de maio de 2009 às 5h09

Sem o Sawyer e sem a Juliet? Não quero mais ver ¬¬”"”

Pelo andar das coisas, é como você disse, Jacob e o Anti-Jacob (que no começo eu achei que fosse o bonzinho, apesar da roupa preta) devem ser só dois deuses, ou semi-deuses, que vivem provando seus pontos de vista, mas se a série subir pra esse nível de “disputa divina”, os personagens perdem a graça, se transformam em meros peões… e sei lá, seria chato isso…

E bom, teoricamente, ainda dá pra salvar o Sawyer e a Juliet, é só alguém voltar no passado, e impedir que eles voltem pro passado, de modo que não tentem impedir o incidente, que foi a real causa do acidente, assim…. Bom, isso é paradoxo ao quadrado, não é?? Bom… Eu queria ver o Charlie cantar You All Everybody de novo… E ver o reencontro da Sun e do Jin….

Quanta desgracera… Tão tenso quanto o season finale de House MD

Responder

Comentário por Joaquim Basso
16 de maio de 2009 às 7h43

“Agora, só em 2010. Sorte que o fim do mundo tá marcado pra 2012.”

Falou tudo! Depois de maio de 2010, posso morrer em paz…ahuaauh!

Responder

Comentário por Kadu
17 de maio de 2009 às 12h35

Eu acho que o grande tema da série será o “livre-arbítrio”. Enquanto temos duas “entidades cósmicas” brigando pelo “progresso” e “manutenção das coisas como estão”, no meio temos vários humanos sendo usados como joguetes.

Acredito que no final Ben e Jack terão um papel fundamental no que eu chamo de “Parem com esta porra”! E dirão que eles mesmos são donos do próprio destino.

Pq se pararmos pra pensar, ambos são bem parecidos no quesito “não sei o que faço da minha vida”. Um obecedia cegamente as ordens de Jacob (ou de Esaú – o anti-jacob, hehe) e outro obedecia cegamente as ordens do pai, do Locke, do Ben, da Ellie, etc…

É algo exatamente como “Constantine”. Só que no final todos descobrirão que são, na verdade, “neutros” à essa guerra toda e donos do próprio destino. =P

Ou não…

Responder

Comentário por Dedé
17 de maio de 2009 às 14h21

O bem e o mal, o ying e o yang, o claro e o escuro …. no meio dessa dualidade, estamos nós, em busca da felicidade. No percurso, encontramos tristeza, alegria, contratempos de toda ordem. Pra mim lost é isso. A maluca saga de viver. Caraca! Como costurar tudo isso em um roteiro que prenda o telecpectador por tanto tempo? Eu era fã total da série no começo … depois cansei, ficou lento demais. Agora, lendo seu post, fiquei com vontade de retomar. Assistir tudo desde o começo. Valeu!

Responder

Comentário por carlos
18 de maio de 2009 às 16h57

sou fã da serie, mais estão pegando pessado demais, viajando na maionese. na proxima temporada espero que entrem no eixo e nao viagem tanto.
sou leigo no assunto, mais pelo pouco que sei, dois corpos iguais (mesma alma, corpo fisico, etc) nao podem ocupar o mesmo espaço (fisica quantica), e isso aconteceu.
Bom !!! vou aguardar, talvez a proxima temporada me surpreenda.

para quem gosta…

achei fantastico a serie Prison Break, desde a 1ª ate o ultimo episodio da 4ª temporada.

sds

Responder

Comentário por Minny
18 de maio de 2009 às 19h22

Eu precisava comentar esse post. Simplesmente porque eu pensei a MESMA coisa. Ainda bem que o mundo só acaba em 2012.
Sobre Lost acho que você já disse tudo. Só o falo do Locke falar no jogo, já foi foda o suficiente. E quem sabe a linha do tempo é atemporal e tudo já aconteceu, eles simplesmente estão revivendo tudo. O mais provável é que eu esteja viajando demais. Ah, e também não acredito que o Jacob não tenha morrido, muito menos seja humano, falou e disse.
Só mais uma coisinha, George Carlin é o cara.

Responder

Comentário por Rubens
18 de maio de 2009 às 19h33

… e o final será o mais esdrúxulo possível.

Responder

Comentário por Ulisses Mattos
19 de maio de 2009 às 2h51

fiz um textinho denunciando os mistérios de Lost sobre os quais ninguém fala nada: http://www.mcorporation.com.br/2009/05/18/ilhados

Responder

Comentário por Ana Freitas
22 de maio de 2009 às 14h49

Infame, Ulisses. Infame. Mas recomendado. Cliquem aí, amigos.

Responder

Comentário por Fábio
22 de maio de 2009 às 12h05

Parabéns pelo comentário, muito bom. Vi o último episódio desta temporada ontem e tentava encontrar uma boa análise dele, parabéns pois a escolhida foi a sua!

Apesar dos mistérios levantados serem melhores que alguns levantados na 3ª e 4ª (que pra mim foram as piores), porém não superam as duas primeiras ótimas temporadaS (que creio eu é o motivo de muita gente ainda assistir a série). Repito o que ouço muito sobre Lost: gosto mais das perguntas do que das respostas.

PS: odiei a morte da temporada, pois voltou novamente AQUELE triângulo amoroso, que já deu o que tinha que dar.

Responder

Comentário por ?????
1 de junho de 2009 às 13h55

Bem pelo meu ponto de vista para que os personagens continuem sendo bem visto pelo público foi necessário matar jacob, para que as estrelas do seriado os losties continuem brilhando!
Acredito que não foi por influência da fumaça preta, onde também se transformou no irmão do nigeriano do Alpert(que ainda não sabemos o que ele é!), por que no fim quem matou o John Locke foi o Ben! O mais estranho foi um fato nesta última temporada que me deixo confuso pra caramba! Por que o Alpert não levou o Ben ao Jacob para ser curado e Levou ele para a Fumaça preta! O que ou quem é Richard Alpert??

Responder

Comentário por Fábio
16 de junho de 2009 às 19h35

Muito fácil o desenrolar. Algumas teorias:

1. Jacobb é um título e não uma pessoa. Alguém que é substituído quando fracassa;

2. Existem forças extraterrenas manipulando as pessoas para que trabalhem em pró delas, ou de algo maior que elas – talvez algo como o equilíbrio universal.

3. Quando alguém “perde” – morre ou some da ilha, é como tomasse game over e voltasse para algum ponto do mundo real talvez o deserto se os duelistas pretendem usá-los novamente – ou talvez um lugar secreto onde tenha que esperar pelo final.

4. A recompensa do trabalho é a fonte da juventude – a qual, pelo menos um já usufrui das suas águas miraculosas. Por isso todos querem voltar ao jogo.

E muitas outras especulações idiotas =D

Responder

Comentário por Fábio
16 de junho de 2009 às 19h36

Ahh esqueci de dizer, se a ilha se move, com ceteza ela é em si uma nave espacial. ;)

Responder

Comentário por Daniel
23 de junho de 2009 às 14h44

Sei q to um pouco atrasado pra comentar, mas não pude deixar passar… é q eu tenho o mesmo ponto de vista, inclusive tentei explicar pra um amigo, mas ele num entendeu p**** nenhuma… kkkkkkkkkkk
essa coisa de viagem no tempo é mto, mto, mto complicada… eu ainda acho q um cara esperto não entraria nisso, pois so causa mais confusão. até hoje so vi uma viagem no tempo q, apesar de não concordar, manteve uma linha até o final(Efeito borboleta)… Tipo, no caso de lost ou harry potter(tb sou fã), eles se embaralham… minha logica é a mesma q a sua, se eles foram para o passado, é pq cairam na ilha, logo, eles não podem ser os culpados pela queda do avião, pois ainda não existiria queda de avião e eles não poderiam estar no passado… tipo no harry potter, se ele ia ganhar o beijo, como ele ia chegar ao futuro para voltar e se salvar… não tem logica… rsrs
vou parar com a viagem pq senão bagunço tudo mais ainda…
Só pra constar, achei o blog ontem e gostei mto, por isso to lendo os posts anteriores… Parabéns!

Responder

Comentário por Atson
25 de junho de 2009 às 17h14

Texto divertido e bem escrito, mas não esclarecedor, é claro… Esclarecer é uma palavra que não existe em Lost. Mas não concordo com a teoria dos dois deuses ou semi-deuses. Às referências à mitologia e até à religião, como Lost o faz, e Matrix o faz, e tantos produtos pops o fazem, são bem vindas, mas não acredito que a resposta lostiana seja de natureza mitológica.
Um abraço.

Responder

Comentário por Leandrus
25 de julho de 2009 às 1h02

Lost já tá me irritando, isso sim

¬¬’

Responder

Comentário por Juliana
28 de fevereiro de 2010 às 1h38

eu realmente me irritei com lost, ja ta virando palhaçada…o cara q cria isso deve fumar mta maconha pra viajar tanto assim…fala serio!!!!

Responder

Trackback por Minervaldo Lopes
27 de maio de 2010 às 18h45

Recomendo para aqueles q ainda não compreenderam o FIM DE #LOST – http://bit.ly/atQDLO

Trackback por Tati Lopatiuk
8 de junho de 2011 às 5h16

E aqui meu blog é indicado como excelente alternativa para quem odeia Lost. http://tinyurl.com/423gejk <3

Deixe um comentário