OEsquema

QUEM

Ronaldo Evangelista é escritor, pesquisador e seletor musical. Colabora com veículos como Folha de S.Paulo, Bravo!, Rolling Stone, UOL, Trip, Wax Poetics, Galileu, +Soma, Carta Capital, Brasileiros, entre outros. Além de editor e crítico, se especializou em reportagens históricas, perfis e entrevistas com músicos de jazz, compositores e cantores brasileiros, instrumentistas e produtores de todo o mundo (como Moacir Santos, Ennio Morricone, Anita O’Day, João Donato, Mulatu Astatké, Wayne Shorter, Paulinho da Viola, Arthur Verocai, Yusef Lateef, Raul de Souza, Eumir Deodato etc).

Inventor de projetos especiais, dirigiu espetáculos como Amado (no Sesc Pinheiros, dedicado ao compositor Amado Maita, com BNegão, Ed Motta, Curumin, Tiganá Santana), Goma-Laca (codirigido com Biancamaria Binazzi, no CCSP, baseado em pesquisa na discoteca fundada por Mário de Andrade, com Emicida, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Marcelo Pretto) e Cruzando a Cidade (codirigido com Mauricio Fleury, no Sesc Ipiranga, comemorando o aniversário de São Paulo com Jair Rodrigues, Mauricio Pereira, Max BO, Dona Inah, Lurdez da Luz). Desenvolvendo projetos únicos em clubes, teatros, centros culturais, produziu centenas de shows e envolveu-se em um número de apresentações em especial de novos artistas em São Paulo.

Como curador, esteve envolvido em realizações como a exposição de capas O Design de Cesar Villela (no Sesc Vila Mariana, incluindo todas as que o artista fez para a lendária gravadora Elenco), o Programa Compacto (produzido pela Colmeia com patrocínio da Petrobras, com participações de Mateus Aleluia, Teresa Cristina, Cidadão Instigado, Gaby Amarantos, Pinduca), o projeto de shows Cedo & Sentado (no Studio SP, com alguns dos primeiros shows de Mallu Magalhães, Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Marcelo Jeneci, Luisa Maita), a série Conexões/Banda dos Contentes (na Galeria Olido, com shows tributo como Bárbara Eugênia cantando Ney Matogrosso e Duani cantando Tim Maia) e os eventos especiais de dez anos da gravadora YB (como a série em vídeo Estúdio A, o ciclo de debates Think Tank e espetáculos no MIS e Auditório Ibirapuera).

Participou da criação dos programas Momento Jazz+ (em 2004 na Rádio América), Qualquer Coisa (no ar entre 2009 e 2011 na Rádio OiFm), Cultura Livre (atualmente no ar na Rádio Cultura Brasil e na TV Cultura) e foi responsável pelo desenvolvimento do portal da Rádio Cultura Brasil, na Fundação Padre Anchieta. É membro-fundador do coletivo de DJs e produtores Veneno Soundsystem, dedicado ao universo dos vinis de música brasileira, latina, jazz, funk e grooves globais.

Dicas, pistas, especulações, descobertas, links para ronaldoev@gmail.com.

INVESTIGAÇÕES ARTÍSTICAS

Comente